Matérias | Geral


Denúncia

Esgoto corre a céu aberto em Navegantes

Parte dos efluentes são “tratados” de forma doméstica e o restante é despejado "in natura" em ribeirão

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Mau cheiro e infestação de mosquitos são alguns dos problemas (Fotos: Joca Baggio)


A falta de rede coletora e sistema de tratamento de esgoto em Navegantes faz com que grande parte dos efluentes seja lançado na rede pluvial e, consequentemente, acabe no mar. É o caso da “vala da radial”, um ribeirão que corta praticamente todo o bairro da Meia Praia e transformou-se em um verdadeiro esgoto a céu aberto, denunciam vizinhos.

As consequências são a grande proliferação de insetos, mau cheiro e o comprometimento de uma faixa da praia na divisa dos bairros Meia Praia e Gravatá. “Caminho todos os dias pela praia e quando passamos pela divisa onde desemboca a vala o cheiro é muito forte e piora ainda mais nos dias quentes”, denuncia a moradora Roseana Santana Soares.

Ela destaca ainda a coloração escura de uma faixa de praia, problema que se agrava nos períodos de chuva. Tânia Ferreira, que mora na rua José Lino Rocha, a poucos metros da Radial Ivo ...

 

Já possui cadastro? Faça seu login aqui.

Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Cadastre-se aqui



Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?

Assine agora mesmo!


As consequências são a grande proliferação de insetos, mau cheiro e o comprometimento de uma faixa da praia na divisa dos bairros Meia Praia e Gravatá. “Caminho todos os dias pela praia e quando passamos pela divisa onde desemboca a vala o cheiro é muito forte e piora ainda mais nos dias quentes”, denuncia a moradora Roseana Santana Soares.

Ela destaca ainda a coloração escura de uma faixa de praia, problema que se agrava nos períodos de chuva. Tânia Ferreira, que mora na rua José Lino Rocha, a poucos metros da Radial Ivo Silveira (conhecida por rua da vala), reclama da quantidade de insetos na região.



A proliferação de mosquitos incomoda, também, comerciantes da rua José Romão, nas proximidades de onde a vala desemboca no mar. “Ao mesmo tempo que a prefeitura faz campanhas de combate à dengue, não fiscaliza os criadouros de mosquitos”, diz Tânia.

O advogado e engenheiro Rui Dalton Miecznikowski denuncia, também, a falta de fiscalização pelos órgãos governamentais, a falta de manutenção do leito do ribeirão das Pedras (ou a vala da radial) e defende a implementação imediata do sistema de coleta e tratamento de esgoto. “Navegantes tem recursos para isso. O que sempre nos faltou foi vontade política. A falta de um sistema de coleta e tratamento de esgoto compromete nossa economia e é um caso de saúde pública”, acrescenta.

Para o professor e pesquisador da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Marcus Polette, é inadmissível que em pleno século 21 o saneamento não seja priorizado na agenda de desenvolvimento social, ambiental e econômico dos municípios. O impacto disso na região, segundo o pesquisador, é a falta de balneabilidade nas praias.


Caso de saúde pública

O secretário de Saneamento Básico de Navegantes (Sesan), Valério de Campos, confirma a inexistência de sistema de esgotamento sanitário no município e defende a utilização de fossa séptica, filtro anaeróbio, caixa de cloração e o despejo do efluente na rede pluvial.

“O modus operandi é o seguinte: o cliente que deseja uma ligação de esgoto vai ao Instituto Ambiental de Navegantes (IAN), paga uma taxa e recebe todas as instruções construtivas. As instalações são fiscalizadas e, se aprovadas, é enviada uma autorização ao Sesan, que executa a interligação à rede pluvial, assim, já nascem prontas e fiscalizadas”, diz o secretário Valério.

No entanto, não existe fiscalização com relação às ligações irregulares na rede pluvial. O próprio Valério diz que a Sesan não fiscaliza “porque não tem poder de polícia” e que quando há alguma denúncia, encaminha para o IAN para que sejam tomadas as providências.

Procurado pela reportagem do DIARINHO, o superintendente do IAN, Marcos Zaleski de Matos, não retornou nenhuma das mensagens.


 

A falta de sistema de coleta e tratamento de esgoto compromete a economia e é um caso de saúde pública” -  Rui Dalton Miecznikowski  - Morador da cidade

 

Praia poluída no verão


 

Navegantes tem uma população de nais de 83 mil habitantes (dados do IBGE de 2020). Durante o verão a cidade fica ainda mais povoada e o problema acaba refletindo na balneabilidade das praias.   

Segundo as amostras coletadas na praia Central pelo Ima,  na Meia Praia a maior parte dos pontos de análise são impróprios para banho durante o verão.

O secretário Valério Campos afirma que a implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto é uma das propostas defendidas pela atual administração. No entanto, ainda não existem  projetos, custos e prazos estimados para implantação da rede de esgoto .




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






34.239.154.201

TV DIARINHO


Leilão de carros apreendidos em Santa Catarina deve ser mais agilizado com parceria entre Detran e Tribunal ...





Especiais

MEIO AMBIENTE

Ibama proíbe pulverização aérea de agrotóxico letal a abelhas, o tiametoxam

Caso Ilha de Marajó

Vereadora de Navegantes está entre os políticos que impulsionaram fake news sobre exploração sexual infantil

TURISMO

Japaratinga: vale a pena se hospedar no melhor resort do Brasil?

VIAGEM NO TEMPO

Museu do Carro traz nostalgia e diversão sobre o universo automotivo

NOVOS TEMPOS

SC é pioneira na promoção da mobilidade elétrica



Blogs

A bordo do esporte

Inaê Sailing Team segue entre os primeiros da Copa Mitsubishi

Blog do JC

Não sabe de nada...

Blog da Jackie

Verão, calor, quentura e mormaço

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog da Ale Francoise

Intestino preso, use todos os dias

Blog do Ton

Medicina Estética

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Adão Paulo Ferreira

"Porto sozinho não serve para nada. Ele precisa ter navios, linhas"

Irmã Simone

"Aqui nós atendemos 93% SUS”

Eduardo Rodrigues Lima

"A Marinha já fez 27 mil abordagens a embarcações no Brasil inteiro”

Edison d’Ávila

"O DIARINHO serve como uma chamada à consciência da cidade”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação