Com a confirmação do Ministério da Saúde para liberação da 4ª dose da vacina contra a covid-19, a pessoas acima de 40 anos, o governo de Santa Catarina anunciou na última semana o início da aplicação no estado. Em Itajaí e BC, porém, as prefeituras esperam para a aplicação.
Continua depois da publicidade
Com a ampliação da faixa de idade, a nova dose já pode ser aplicada pelas prefeituras, dependendo do estoque de vacinas nos municípios. Em Santa Catarina, a liberação envolve mais de 247 ...
Com a ampliação da faixa de idade, a nova dose já pode ser aplicada pelas prefeituras, dependendo do estoque de vacinas nos municípios. Em Santa Catarina, a liberação envolve mais de 247 mil pessoas aptas a tomar a 4ª dose.
Continua depois da publicidade
Na região, Itajaí e Balneário Camboriú, as cidades estão esperando o envio de mais doses pelo estado para divulgar como funcionará a aplicação.
A liberação do governo abre uma nova fase da vacinação no estado. Até o momento, o governo federal tinha liberado a 4ª dose apenas para maiores de 50 anos, imunossuprimidos e trabalhadores da saúde.
Continua depois da publicidade
A recomendação do ministério da Saúde é que a imunização com a nova dose de reforço seja feita com as vacinas da Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço, mesmo que seja da Coronavac.
No caso da Janssen, a aplicação se refere à 3ª dose, pois a vacina tem dose única no esquema vacinal.
Enquanto os moradores aptos esperam a chegada para 4ª dose na região, as pessoas de 12 a 39 anos seguem liberadas para receber as três doses. Para crianças de 5 a 11 anos, a liberação é para as duas primeiras doses do esquema vacinal.
A região de Itajaí está com quase 78% da população vacinada com duas doses, seguindo a média estadual. A primeira dose de reforço está abaixo dos 50% de cobertura, enquanto que a vacinação de crianças atendidas é de 15% com duas doses e 38% com a primeira. Entre os adolescentes, a cobertura é de 89% com a primeira dose e de 60% com a segunda.
QUEM PODE TOMAR A 4ª DOSE
Maiores de 50 anos, imunossuprimidos e trabalhadores da saúde.
Continua depois da publicidade
A partir de agora, maiores de 40 anos também
A imunização deve ser feita com a Pfizer, AstraZeneca ou Janssen, quatro meses após a aplicação da primeira dose de reforço, mesmo que seja da Coronavac.