Tragédia
Aventureiro de BC e seu dog sofrem acidente fatal com Fusquinha
Jesse Koz era famoso por rodar a América ao lado de Shurastey, seu golden retriever
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]










O ex-morador de Balneário Camboriú Jesse Koz, de 29 anos, e Shurastey, seu cachorro golden retriever, morreram em um acidente de trânsito em Oregon, nos Estados Unidos, na última segunda-feira. A dupla ficou famosa por rodar o mundo em um Fusca e compartilhar a experiência pelas redes sociais.
O acidente teria ocorrido em Portland, quando a dupla seguia para divisa com o Canadá. As informações iniciais apontam que Jesse se perdeu em uma curva, bateu de frente com outro veículo - ele e o cachorro morreram no local. Informações sobre o translado do corpo para o Brasil ainda não foram divulgadas.
Continua depois da publicidade
A tragédia foi confirmada pela amiga Fernanda Tavares, nas redes sociais. “Assim que vou me lembrar de vocês… me recuso a lembrar de outra forma. Meu irmão, te amo tanto. O mais puro e verdadeiro amor fraterno, de verdade e o meu Shushuzão querido… Obrigada por terem cruzado meu caminho, me curado. Sou eternamente grata! Eu amo vocês, os bons vão cedo. Vocês cumpriram a missão mais linda do mundo, espalhar amor e inspirar pessoas a viver”, escreveu.
Continua depois da publicidade
Últimos dias em camping
Dois dias antes do acidente, Jesse postou uma foto em um acampamento. “Amigos, está chegando a hora de entrar no Canadá e ir rumo ao Alaska finalmente. O acampamento de ontem pra hoje já começou a esfriar e daqui pra cima vai ficar cada vez mais frio, mas o bom da barraca é que ela aguenta temperaturas negativas e mantém o interior bem quentinho e ela também tem um sistema de ventilação que ajuda a não condensar tanto o ar quente. Nós estamos acampando no estado do Oregon, no meio do nada, e daqui nós seguimos viagem rumo a fronteira com o Canadá, mas antes vamos visitar uma galera que eu sou fã! Agora deixa eu preparar meu café da manhã, desarmar a barraca pra gente poder seguir viagem!!!”, escreveu Jesse no último post na rede social. Tutor e dog sofreram o acidente antes de cruzar a fronteira e não realizaram o sonho de chegar ao Alaska.
Pé na estrada desde 2017
A aventura da dupla começou em 2017. Natural de Curitiba, no Paraná, Jesse saiu de casa aos 17 anos e se mudou para Balneário Camboriú, onde morava sozinho. Ele trabalhava como vendedor e tinha uma vida “normal”.
Continua depois da publicidade
Em fevereiro de 2017, tomou a decisão de viajar por toda a América do Sul com o dog Shurastey. Ele pediu demissão do emprego, vendeu todos os eletrônicos de casa, como micro-ondas, TV, além de roupas e outros objetos, negociou a moto e comprou um fusca. “Fiquei só com as coisas que cabiam dentro do carro”, contou no início da aventura ao DIARINHO.
Jesse disse que teve a ideia da viagem porque “estava sobrevivendo, e não vivendo". "Tava fazendo as mesmas coisas todos os dias. Mas o mundo é muito grande pra você ficar parado atrás de uma mesa ou atrás de um balcão. Acho importante trabalhar, porque precisamos de dinheiro, mas os sonhos que a gente têm geralmente são sonhos impostos pela sociedade e eu queria um sonho meu”.
Jesse e Shurastey saíram de Balneário Camboriú em 6 de maio de 2017 com destino a Ushuaia, na Argentina, a cidade mais ao sul do planeta. Levaram dois meses dormindo dentro do Fusca e comendo praticamente só macarrão instantâneo. A dupla voltou a Balneário Camboriú e a nova aventura só começou em 2018. “Nossa intenção é chegar ao Alaska; temos mais dois anos de viagem ainda”, disse Jesse ao DIARINHO em maio de 2018.
A dupla estava na estrada desde então. Parte da viagem está registrada no perfil do Instagram
@shurastey_ .