Segurança

Tecnologia deixou de ser coisa de filme de ficção

Inteligência Artificial faz parte do dia a dia, dentro da nossa casa, no trabalho e na vigilância  

  Central de Operações Integradas (COI) da Secretaria de Segurança de Itajaí  (Foto:JOCA BAGGIO)
Central de Operações Integradas (COI) da Secretaria de Segurança de Itajaí (Foto:JOCA BAGGIO)

A Inteligência Artificial (IA), que há poucas décadas era coisa de filme de ficção, hoje faz parte das nossas vidas nos mais diversos formatos, desde as comprinhas pelas internet até o sistema de monitoramento de ré do automóvel. Porém, quando falamos no uso da IA na segurança pública, essa ferramenta ganha nova dimensão. Os recursos computacionais podem ajudar até mesmo a prevenir e solucionar crimes. “É uma viagem sem volta”, resume o secretário de Tecnologia de Itajaí, Murilo Sodré.
Itajaí trabalha no sentido de ser uma das cidades mais seguras do Sul do Brasil. Trabalho desenvolvido pelas secretarias de Segurança Pública e Tecnologia, com a cooperação do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial [antiga Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP/SC)] por meio do programa Bem-te-vi. O município já mantém convênios de cooperação com as polícias Civil, Militar, Federal, além do Ministério da Justiça e Polícia Rodoviária Federal para compartilhamento de informações. E ainda trabalha na implementação de um projeto integrando todas as forças de segurança locais.
“Fizemos uma ampla pesquisa e conhecemos soluções bem sucedidas em diversas cidades do Brasil e exterior. Estamos finalizando um projeto para implementarmos na cidade, em parceria com o estado, a ampliação no número de câmeras de segurança e emprego de inteligência artificial (IA) em praticamente todas as fases do projeto”, explica o secretário. Com isso, Murilo diz que o município terá um “cercamento digital” e alta tecnologia agregada aos novos equipamentos, o que garantirá celeridade, economia e racionalização nos atendimentos às ocorrências.
“Os pontos a serem cercados estão sendo definidos pelas forças de segurança, com base nas ocorrências”, destaca o secretário. Ele explica que as grandes diferenças dos sistemas de vídeo-monitoramento inteligentes são que eles possibilitam o cruzamento de informações de diferentes bancos de dados, sempre em tempo real. “Esses softwares ainda criam alertas para possíveis ocorrências que possam vir a acontecer por meio de movimentações suspeitas”, complementa. O novo sistema deve iniciar a operação no segundo semestre de 2022.

 

Continua depois da publicidade

300 novas câmeras de segurança  

“O início das operações das novas câmeras [cerca de 300 entre as já existentes e as adquiridas pelo município e pelo estado] e leitores de placas de automóveis com tecnologia LPR/OCR, com softwares de IA e a concentração das imagens de vídeo-monitoramento em uma central única, interligada com as centrais das demais forças de segurança, fará de Itajaí uma das cidades mais bem equipadas e modernas em termos de tecnologia de segurança”, diz o coordenador da Central de Operações Integradas (COI) da Secretaria de Segurança de Itajaí, Marcelo Luiz Szynkaruk Jr. 
Além do vídeo-monitoramento, o projeto também prevê a utilização de aplicativos para a emissão de boletins de ocorrência e notificações de forma integrada entre as entidades envolvidas na cooperação. As iniciativas, segundo Szynkaruk, tem o objetivo de agilizar os servi;os e torná-los mais econômicos, além de agregar qualidade de vida à comunidade. “Seremos referência na utilização da IA e da tecnologia na segurança”, acrescenta.
Hoje Itajaí conta apenas com as antigas câmeras do programa Bem-te-vi [no total de 64, sendo que apenas 32 estão em funcionamento], além de algumas câmeras de empresas da iniciativa privada que estão ligadas ao sistema.






Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.173


TV DIARINHO


🛴🚨 CONFUSÃO NO TRÂNSITO | Bicicleta elétrica ou ciclomotor? Patinete ou autopropelido? Pra acabar com ...



Especiais

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

SETE DE SETEMBRO

Verde-amarelo em disputa e pautas "invertidas" marcam 7/9 antes de julgamento de Bolsonaro

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Nos cultos

Malafaia usa Bíblia para transformar investigação em provação divina

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

CONFLITO INTERNACIONAL

Guerra no Congo e o silêncio da comunidade internacional diante de 10 milhões de mortes

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

Anistia

Como lema da esquerda foi pego por bolsonaristas e virou mote no 7 de setembro

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita

EXTREMA DIREITA

“Bolsonaro ainda é insubstituível”: antropóloga analisa os rumos da extrema direita



Blogs

Barco Brasil inicia a Globe 40

A bordo do esporte

Barco Brasil inicia a Globe 40

Importante

Blog do JC

Importante

⚖️ Hormônios em equilíbrio: um segredo a sua saúde!

Espaço Saúde

⚖️ Hormônios em equilíbrio: um segredo a sua saúde!



Diz aí

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

Diz aí, João Rodrigues!

"Na minha chapa, os candidatos ao Senado vão ser de Santa Catarina"

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

AO VIVO

João Rodrigues será o entrevistado desta semana no “Diz aí!”

"A urna vai ser a presença"

Diz aí, JC!

"A urna vai ser a presença"

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

AO VIVO

Gororoba do JC é tema no “Diz aí!”

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"

Diz aí, Jorge Gastaldi!

"Tenho um lema: em primeiro lugar, a piada. Em segundo, a verdade e a ética"



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯




Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.