Plataforma digital
Ferramenta promete segurança no registro de documentos
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]
Um grupo de alunos da Universidade do Vale do Itajaí [hoje mestrandos na instituição] criou na incubadora tecnológica da universidade uma plataforma digital com ferramentas que possibilitam ao usuário certificar e conferir a validade de documentos que possam ser utilizados em processos judiciais ou extrajudiciais com a utilização da tecnologia Blockchain.
“A ideia da plataforma DataCertify surgiu em março de 2020, no Global Legal Hackathon, competição de programação voltada para formular ideias que solucionem problemas do ambiente jurídico”, explica a CEO da startup DataCertify Jenifer Carina Pereira.
A operação, que está em fase experimental, é simples. Por meio de um login exclusivo, o advogado registra documentos eletrônicos em Blockchain, garantindo a imutabilidade do documento. “Uma vez efetuado o registro, a plataforma identifica a pessoa que o fez, a data e hora em que foi realizado, além de outros dados que permitem, ao analisar a prova apresentada pelo advogado, a auditoria do documento, verificando se houve alguma alteração após o registro, o que garante a máxima segurança da DataCertify”, completa.
A comunidade seria a maior beneficiada pois pode ter seus documentos registrados de forma instantânea e acessível, desde que o serviço seja intermediado por um profissional da advocacia. “Atualmente, quando há necessidade de registrar um documento, há duas opções: a primeira é a lavratura da Ata Notarial, a outra opção consiste na realização de perícia por técnicos na área para relatarem a ocorrência no meio digital”, explica Jenifer.