Liminar
Juiz libera evento de motos que teve alvará cassado em Penha
Prefeitura não aceita decisão e anuncia que entrará com recurso
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O juiz Daniel Lazzarin Coutinho, atuante no plantão judiciário deste final de semana, decidiu liberar a sétima edição do Moto Carrero em Penha, a partir das 14h de hoje. A decisão, divulgada hoje às 10h30 da manhã, suspende a revogação do alvará determinada pela Secretaria da Fazenda da Prefeitura.
O magistrado, diferente do alegado pela prefeitura, considerou que os demais alvarás do evento foram repassados pelas empresas organizadoras – e que o argumento usado pelo secretário Luiz Eduardo Bueno, o Duda, da Fazenda – do alerta feito pelo delegado da Polícia Civil em Balneário Piçarras, acerca do “alto risco de vulnerabilidade de segurança pública” não se sustenta, pois trata-se apenas da evocação da opinião do delegado, diante do fato que a Polícia Civil liberou o evento. O fato de o encontro já ter ocorrido durante seis edições anteriores também foi levado em conta pelo juiz.
O setor jurídico da prefeitura de Penha informou também nesta manhã, que já tomou ciência da decisão e afirmou que irá ingressar com agravo contrário à decisão.
Continua depois da publicidade
Desde quinta-feira, Penha vem registrando problemas causados pelo evento – com poluição sonora e visual, manobras de risco pelas ruas da cidade, condução perigosa de motos e carros, e a comunidade exigiu providências da polícia e da prefeitura.
Nesta sexta-feira, além de cassar o alvará do “Moto Carrero”, cujo local oficial é Kartódromo Internacional, o prefeito Aquiles da Costa (MDB) interrompeu pessoalmente disputas de “zerinho” que aconteciam na avenida Alfredo Brunetti (avenida em frente ao Castelo das Nações do Parque Beto Carrero), chegando a derrubar um dos motociclistas. A noite foi tensa na cidade, com reforço na segurança de mais de 30 policiais.
Continua depois da publicidade
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.