Fausto Rocha Jr
21 anos da morte do ator que Barra Velha (quase) esqueceu
Ator de sucesso nas TVs Tupi, Globo e Bandeirantes foi o criador da tradicional Festa Nacional do Pirão, de Barra Velha
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]











Um artista que só não terminou sua trajetória esquecido porque mobilizou centenas de amigos na reta final de sua vida e a encerrou na cidade que amava. O ator Fausto Rocha Júnior, um dos mais queridos galãs da TV nas décadas de 1970 e 1980, atuou com destaque em novelas das TVs Tupi, Globo, Bandeirantes e SBT, além de diversos filmes e peças de teatro, ainda não recebeu de Barra Velha, sua cidade natal, a homenagem merecida depois de 21 anos de sua morte.
Fausto Rocha faleceu no dia 27 de janeiro de 2001, na condição de secretário de Turismo de Barra Velha, afastado para tratamentos de uma agressiva esclerose lateral. Todo esse tempo depois, não há uma única rua em Barra Velha com o nome do artista, galã de novelas como “Os Imigrantes” e “Meu Pé de Laranja Lima”, na Bandeirantes, “Anjo Mau”, na Globo, e dos filmes de Mazzaropi, além da comédia erótica “Oh, Calcutá”.
Continua depois da publicidade
Em Barra Velha, Fausto criou a Festa Nacional do Pirão, ao lado do então prefeito Orlando Nogaroli (MDB). Nascido no dia 19 de maio de 1943, Fausto estaria hoje com 78 anos de idade.
Ele faleceu em Joinville, aos 57 anos, esquecido do meio artístico e com enormes dificuldades financeiras, após quatro anos de sofrimento em decorrência da esclerose. Da maior cidade do estado, ganhou o nome da Casa da Cultura, mas seu acervo, doado para ela, está esquecido. “Eu fico triste com isso, porque eu tenho umas broncas, se eu não gostasse de vez em quando de uma confusão, não teria casado com o Fausto”, revelou a companheira Dircéia Cordeiro, que mora no Paraná, e na época, desencadeou uma campanha com artistas para custear o tratamento do ator.
Continua depois da publicidade
Sem homenagens
E mesmo Barra Velha, terra que o ator amava e onde junto de Orlando Nogaroli criou a Festa Nacional do Pirão, até hoje não homenageou seu maior astro. O próprio Orlando lamentou ao DIARINHO o descaso com a memória do ator. “Nós nomeamos ele como secretário para dar uma divulgação nacional à cidade, na época, pois ele tinha as portas abertas na mídia nacional. Logo em seguida, ele ficou doente”, frisou o ex-prefeito.
O atual prefeito de Barra Velha, Douglas da Costa (PL), disse saber da importância de Fausto. Ele afirmou que fará uma homenagem merecida. “Vamos fazer uma homenagem a ele, inaugurar uma obra, um espaço público com o nome do artista”, comprometeu-se.