Moradores do centro de Navegantes se mobilizaram para intensificar a troca de informações sobre ocorrências suspeitas na comunidade e para garantir mais interação com a Polícia Militar local. Após reunião dos moradores da rua José Honório Vieira com os PMs do 25º Batalhão, foi anunciada uma nova célula do projeto Rede de Vinhos.
A Rede de Vizinhos da Polícia Militar de Santa Catarina é uma estratégia de policiamento que acontece a partir da formação de um grupo organizado entre comunidade e PM. A ideia parte da chamada “ ...
A Rede de Vizinhos da Polícia Militar de Santa Catarina é uma estratégia de policiamento que acontece a partir da formação de um grupo organizado entre comunidade e PM. A ideia parte da chamada “polícia comunitária”, que reúne vizinhos de uma determinada localidade para atuar em cooperação.
Continua depois da publicidade
O comando agora avalia a estratégia para dar início a mais essa rede local. Em seguida, há um cadastro dos moradores, criação de um grupo no WhatsApp específico para a interação entre comunidade e PM, fixação de placas indicativas da ação da rede na determinada rua ou núcleo de moradores.
“O intuito é melhorar a relação entre a polícia e a comunidade e aumentar a vigilância natural, para prevenir e restaurar problemas de ordem pública, garantindo a proteção física das pessoas e do patrimônio”, pontuou a página oficial da PM dengo-dengo na rede social Facebook.
Em geral, os moradores debateram com a PM questões que preocupam a comunidade local, como o tráfico de drogas, os furtos, o consumo de bebidas alcoólicas na rua e no entorno. Os policiais frisaram que para criar a rede, o primeiro passo foi dado: mobilizar os vizinhos e chamar o 25º Batalhão para a conversa. Após o anúncio, moradores de outras localidades procuraram a PM para replicar o projeto.