Primeiro finde do ano
Codetran não atendeu o 153 para denúncias sobre o trânsito
“Alta demanda” foi a justificativa pro telefone 153 chamar até cair
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]







O primeiro final de semana de 2022 foi de muito movimento no trânsito em Itajaí, especialmente no acesso às praias e ao ferry boat. Porém, quem flagrou alguma irregularidade e tentou denunciar para a Codetran, pelo número de telefone 153, não foi atendido. Segundo leitores que procuraram o DIARINHO, entre as reclamações que não foram atendidas estão problemas na fila do ferry-boat, e nos estacionamentos do molhe e das praias de Itajaí.
Robson Costa, coordenador da Codetran, justifica dizendo que o 153 também é utilizado pela guarda Municipal, o que gera uma demanda ainda maior de ligações e por isso nem todas as chamadas são atendidas.
Continua depois da publicidade
“Devido a grande quantidade de ocorrências que recebemos, pode ser que as pessoas não consigam ligar. Foram dezenas de notificações que fizemos, tanto nós (da Codetran) como a guarda Municipal, nos molhes, praias. São muitas ocorrências, não tem como atender tudo, tanto aqui em Itajaí, como em todos os municípios do litoral catarinense”, argumenta Robson.
Um dos pontos que mais tem gerado reclamação é a fila do ferry-boat. O local se tornou uma rota alternativa para quem quer fugir do movimento das rodovias e novamente registrou denúncias de motoristas furando a fila e causando confusão. Até um funcionário do ferry-boat tentou acionar a Codetran para multar os motoristas folgados e organizar o trânsito no local, mas não conseguiu contato durante o domingo.
Continua depois da publicidade
“Muitos motoristas furam a fila ao desviarem pela quadra da pracinha do marco Zero. A Codetran deveria fechar o acesso àquela rua nos dias de pico”, opina o funcionário. Segundo o Código de Trânsito Brasileiro, furar a fila nesses casos, de veículos parados junto à cancela, incide em infração grave, com aplicação de 5 pontos na CNH e multa no valor de R$ 195,23.
A Codetran informou que as autuações na fila do ferry ocorreram das 9h30 às 14h, horário de maior movimento, segundo o órgão de trânsito. Três viaturas ficaram no local após várias denúncias de brigas envolvendo motoristas furando a fila. Alguns condutores foram autuados e liberados no local, vários turistas orientados, e ninguém foi detido ou conduzido à delegacia.
Bagunça foi forte no molhe
Carros estacionados de forma irregular no acesso à praia do molhe, neste domingo, muitas filas no trânsito e a maior sonzeira foram registrados em vídeos e fotos por leitores.
Filas triplas de carros parados foram formadas, atrapalhando o fluxo de veículos para entrar e sair do local, um dos mais concorridos de Itajaí durante o verão. O resultado foram filas e muitos congestionamentos.
Segundo a Codetran, houve remoções de veículos estacionados irregularmente nas praias de Itajaí, mas não foram divulgados detalhes dos locais exatos e nem a quantidade de motoristas autuados.
Pedestres e ciclistas também foram afetados pela ausência de guardas de trânsito na avenida Beira Rio, neste domingo, segundo outro denunciante. O problema aconteceu na saída da alameda Ernesto Schneider para a avenida a Beira Rio. No local, o trânsito ficou livre para os veículos entrarem à direita, facilitando o fluxo de saída do caminho das praias. Por outro lado, sem a presença de guardas de trânsito no local, quem precisou atravessar a pé ou de bicicleta pela faixa de segurança, teve que esperar muito ou se atravessar em meio aos carros.
Continua depois da publicidade
Outro problema relatado por um frequentador da Atalaia foi a competição de sonzeira em carros parados no local, atrapalhando o sossego de quem queria ficar em paz. Em Balneário Camboriú, é proibido caixas de som em locais públicos, mas em Itajaí não existe essa proibição e teria havido abusos de frequentadores.