Centro de ITAJAÍ
Prédio do Santander estaria sendo negociado
Setor imobiliário questionou conselho de patrimônio sobre potencial construtivo
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Uma possível negociação do prédio do banco Santander, no centro de Itajaí, agita os bastidores imobiliários de Itajaí. Pelo menos três corretores pediram um parecer ao Conselho Municipal de Patrimônio Cultural sobre permissões de construção na esquina das ruas Eurico Krobel e Manoel Vieira Garção.
A secretária do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural de Itajaí, Evelise Moraes Ribas, confirmou à reportagem que desde o mês de outubro o conselho vem recebendo consultas sobre o endereço de uma das agências bancárias mais antigas do centro de Itajaí, ex-banco Real e hoje Santander.
Continua depois da publicidade
“O conselho de patrimônio informou que o prédio em si não é tombado, mas que ele está no entorno da igrejinha Imaculada Conceição que é tombada pelo patrimônio histórico de Itajaí e Santa Catarina. Qualquer projeto de construção terá que passar pela aprovação prévia do conselho”, explicou.
A vizinhança afirma que o proprietário colocou o prédio à venda e que iniciaram as checagens de viabilidade para construção, mas essa informação não é confirmada oficialmente.
Continua depois da publicidade
A secretaria de Desenvolvimento Urbano (SPU) também afirmou que não há qualquer pedido de construção ou de demolição do prédio do Santander.
Máquinas e obra
Os fundos da agência passa por uma obra e isso aumentou a desconfiança da vizinhança sobre a negociação. Nesta segunda-feira, uma máquina de grande porte também foi vista nas proximidades.
O SPU disse ao DIARINHO que o maquinário seria usado nas obras de revitalização da praça Vidal Ramos, mas a empresa terceirizada teria desistido da intervenção.