Caiu pedra
Temporal com granizo em Itajaí e Navegantes
Tempestade deixou mais de 10 mil moradores sem luz durante a tarde de quarta-feira
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]






Choveu granizo de tamanhos variados nas cidades da região na quarta-feira à tarde. O temporal, que aconteceu em decorrência do forte calorzão, trouxe, além da chuva forte e vento, pedras de granizo.
Uma moradora do bairro Cabeçudas chegou a colocar um balde na rua pra recolher o gelo. Na frente do DIARINHO, no bairro Fazenda, a rua foi tomada pelas pedrinhas que caíram do céu.
Continua depois da publicidade
Ainda na praia de Cabeçudas, o leitor Vitor Nascimento registrou a avenida beira-mar alagada com o temporal. Até uma pequena árvore chegou a ser arrancada com a força da chuva.
Já em Navegantes, um morador do centro também registrou o granizo e fez questão de fotografar pedras na palma da mão.
Continua depois da publicidade
Cordeiros sem luz
O temporal também deixou moradores do bairro Cordeiros sem energia elétrica. Por volta das 17h, a Celesc registrava mais de 10.567 imóveis sem luz.
A maior parte concentrada no bairro Cordeiros, com 6135 unidades na área central do bairro, 479 moradores às escuras no loteamento Costa Cavalcante e 2978 na Murta.
Já por volta das 18h, a Celesc tinha conseguido restabelecer a energia para sete mil moradores. Outros três mil consumidores tiveram o retorno da energia perto das 20h. O motivo da falta de luz foi o ventão que veio junto com o temporal.
Chuva de pedra
Os temporais são comuns no verão, principalmente nos finais de tarde, após dias quentes. Já o granizo é formado pelas gotas de água que se evaporam dos rios, mares e da superfície terrestre, quando chegam até as nuvens e encontram temperaturas abaixo de -80°C, e viram gelo. Congelado, o vapor de água fica com mais peso do que a nuvem pode aguentar e cai, em forma de pedra de gelo.