ITAJAÍ
Hospital alerta para cuidados com a nova cepa da gripe Influenza
Nova cepa da gripe ainda não está coberta pela vacinação da H1N1 deste anol; casos da gripe violenta chamam a atenção pelo Brasil
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
Um ofício do hospital Marieta Konder Bornhausen, de Itajaí, passou a circular nas redes sociais alertando sobre o aumento de casos da nova cepa da gripe Influenza A (H3N2) na região. O alerta causou preocupação e o ofício começou a viralizar no WhatsApp. O hospital Marieta explicou à reportagem que o objetivo do documento é antecipar o protocolo de atendimento contra nova cepa da gripe para garantir eficiência no atendimento aos pacientes.
O ofício, segundo o hospital, foi emitido pela Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP), e tem como objetivo tornar a unidade de saúde preparada para o aumento na demanda de pacientes com Influenza A H3N2, cuja cepa não teve cobertura na vacinação aplicada neste ano.
Continua depois da publicidade
A variante tem sido constatada em pelo menos 13 estados brasileiros e já há casos confirmados na região. “Não é para assustar, mas deixar as pessoas atentas aos riscos para que tomem os cuidados necessários”, diz o diretor técnico do hospital Marieta, Cristiano Alexandre Ferreira.
O alerta interno é para que as equipes de enfermagem coloquem no protocolo de atendimento de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) não apenas os testes para covid-19, mas também para este tipo de cepa da Influenza. Como os sintomas podem ser parecidos, os departamentos internos optaram por antecipar as recomendações de checagem de diagnóstico.
Continua depois da publicidade
Para a comunidade em geral, o médico do hospital Marieta recomenda cuidados para evitar a contaminação, como lavar as mãos com frequência, não compartilhar objetos pessoais e fazer sempre a higienização. Também se deve evitar de tocar os olhos, boca e nariz.
As pessoas devem praticar exercícios físicos, preferir ambientes bem ventilados e continuar usando máscara em locais fechados ou com grande concentração de pessoas. “Ao se cuidar, o cidadão também está cuidando do sistema público de saúde e fazendo bem ao próximo”, explica o médico Cristiano.
A secretária de Saúde de Itajaí informou que por enquanto nenhum caso positivo da variante foi registrado na cidade. Já em Balneário Camboriú há um caso suspeito em investigação pelas equipes de saúde.
Epidemia no Rio
Um dos estados atingidos pela nova cepa da Influenza A é o Rio de Janeiro, com cinco mortes e 21 mil infectados neste ano. Em 2020 houve uma morte e em 2019 duas vítimas fatais do vírus.
Para controlar a epidemia, a prefeitura do Rio intensificou a campanha de vacinação no município e abriu centros de tratamento específicos para o tratamento da doença.