Praia Brava
Frequentador reclama de cobrança de bares na orla
O estabelecimento alega que a cobrança ocorre apenas nos finais de semana e em festas privadas, a título de couvert artístico
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Frequentador da Praia Brava, em Itajaí, denunciou ao DIARINHO que o Surreal Surfing Bar estaria cobrando entre R$ 15 e R$ 20 para acesso a um deque instalado na lateral do quiosque, que tem um bar de frente para o mar e atende na orla da praia desde a década de 1980. Segundo o denunciante, a cobrança é indevida, por se tratar de área pública.
Procurados pela reportagem, os proprietários do bar alegam que o deque foi construído pelo bar e durante o dia é usado para acesso de serviço e, também por clientes, mas sem cobrança.
Continua depois da publicidade
“O que acontece é que nos finais de semana o bar realiza festas fechadas [na área interna] com DJs e é e cobrado couvert artístico. Motivo pelo qual o deque, ou passarela de acesso ao bar, como dizemos, fica fechado”, informa. Ainda segundo a gerência do bar, as festas iniciam após as 23h, quando não tem mais banhistas na praia. “Inclusive, o réveillon do Surreal será realizado na areia e não terá cobrança de ingresso, couvert ou consumação. Temos pleno conhecimento de que a praia é pública e não é permitido qualquer tipo de cobrança”, acrescenta.
O Procon iniciou uma operação de orientação e fiscalização aos bares e promete brecar irregularidades como a cobrança de consumação mínima para uso de espaço público.
Continua depois da publicidade