OBRAS
Itajaí foca em mobilidade e na praia Brava
Finalizar a reurbanização da rua Delfim de Pádua Peixoto e executar o binário da rua Luci Canziani são algumas das metas
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Em Itajaí, a prioridade entre os pontos turísticos está na praia Brava. O município corre contra o tempo para finalizar a revitalização na rua Delfim de Pádua Peixoto nesta temporada de verão. Após a empresa que venceu a licitação ter abandonado os trabalhos, a própria secretaria de Obras teve que assumir a responsabilidade de concluir o calçamento.
Outra obra prevista para a praia Brava em 2022 é o binário da rua Luci Canziani, que está em fase de elaboração do projeto, visando facilitar o acesso à orla. A proposta contempla alargamento de vias com faixa exclusiva para o transporte coletivo, 15.730 metros de pavimentação asfáltica com quatro faixas e bolsões para estacionamento, ciclovias e acessibilidade. Além disso, serão 4.987 m² de passeios diferenciados, arborização e inserção de mobiliário urbano moderno, melhoria do sistema de drenagem pluvial, qualificação da iluminação pública, áreas verdes e canteiros.
Continua depois da publicidade
Outro projeto, também em elaboração, é a ciclovia que visa integrar praia Brava e Cabeçudas, dando continuidade até à zona do cais, no centro histórico da cidade. Reurbanização da avenida José Medeiros Vieira (praia Brava), reurbanização da rua Vereador Hermínio Gervásio (ligação praia Brava com a praia de Cabeçudas) e reurbanização das vias que margeiam o rio Itajaí-açu, do Centreventos até o porto estão previstas.
Serão 5,7 km de largos passeios arborizados, 5,7 km de ciclovias, criação de áreas de lazer e mirantes ao longo da via, com equipamentos urbanos com academia de ginástica, bicicletários e bebedouros.
Continua depois da publicidade
Binário da av. Osvaldo Reis
Anunciado em novembro pela prefeitura de Itajaí, o binário da avenida Osvaldo Reis, que liga Itajaí a Balneário Camboriú, também terá um grande impacto no cenário turístico da região. A nova avenida, paralela à Osvaldo Reis, conta rá com quase seis quilômetros de extensão. Serão três quilômetros construídos e outros dois quilômetros de alargamento de pistas e reurbanização em estruturas viárias já existentes. O binário ligará a rua José Copertino Chaves, no bairro Fazenda, à avenida Márcio Ferreira de Mello e Silva, na Praia Brava. As obras devem iniciar em 2022 e o investimento será de R$ 70 milhões.
A nova via contará com quatros pistas pavimentadas em asfalto e uma faixa exclusiva para transporte coletivo e bolsões para estacionamento. A reurbanização e a construção dos novos trechos garantirão amplas calçadas com acessibilidade, mobiliário urbano, ciclovia e iluminação pública em LED.
A atual estrutura da avenida Osvaldo Reis também receberá intervenções. A via será reurbanizada e preparada para implantar o sentido único na direção da Praia Brava para o bairro Fazenda. Já a nova via está planejada para o sentido contrário, do bairro Fazenda para a Brava.
Rua Porto
Enquanto outros projetos estão em fase de elaboração, a construção da Rua Porto, ligação viária entre as avenidas Marcos Konder e Irineu Bornhausen (Caninana), avançou em outubro com a demolição de um imóvel na esquina entre as ruas Capitão Adolfo Germano de Andrade e Olegário de Souza Júnior. A obra também possibilitará a expansão da área primária do Porto de Itajaí para mais de 300 mil metros quadrados.
Continua depois da publicidade
Com duas pistas e três faixas por sentido, passeios arborizados, ciclovias, drenagem pluvial e nova iluminação, a obra reurbanizará todo o entorno. Os investimentos são avaliados em R$ 48 milhões entre desapropriações e obras.
Outra obra em andamento é o entorno da rua Pedro Ferreira, no centro, próximo a saída do ferri-bote. Os espaços da histórica Inspetoria do Porto de Itajaí e da travessia de pedestres entre a avenida Prefeito Paulo Bauer e a Pedro Ferreira também estão contemplados no projeto.
Navegantes se prepara para a temporada
A prefeitura de Navegantes também trabalha em uma série de melhorias para receber visitantes e moradores em suas praias durante a temporada de verão. Entre as novidades estão a obra do deque e da ciclovia do Gravatá, iluminação no molhe, iluminação de LED na orla da praia e no binário do aeroporto, e quadras de vôlei instaladas na areia da praia no Pontal e Gravatá.
O município também está em fase final da obra da Beira-rio para melhorar a mobilidade, e também pretende realizar melhorias na avenida Portuária. Para os turistas, as novidades são os balanços gigantes instalados na orla do centro e Gravatá para aquelas fotos especiais.
Continua depois da publicidade