Bombinhas
Casal de leões-marinhos pinta na praia da Tainha
Animais foram fotografados descansando sobre pedras na praia da Tainha
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

O fotógrafo Kaowey fez o registro de um casal de leões-marinhos descansando no costão da praia da Tainha, em Bombinhas. A fotografia foi feita neste domingo, no início da tarde. O fotógrafo retornou ao final do dia para a praia e o casal ainda estava, de boa, nas rochas. “Capaz de estarem lá ainda hoje [terça] descansando”, brinca o fotógrafo.
O projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos, da Univali, explica que o leão-marinho-do-sul, que faz parte da superfamília dos pinípedes, acaba passando pelo nosso litoral entre março e dezembro. Eles não se reproduzem nas praias brasileiras, mas passam por aqui quando partem para as colônias reprodutivas na costa do Uruguai, da Argentina e das Ilhas Malvinas.
Continua depois da publicidade
A estimativa de vida de um leão-marinho é de até 20 anos. Eles têm jubas parecidas com a de um leão, mas elas aparecem somente na fase adulta. Para identificar os machos e as fêmeas, é preciso olhar para a coloração. Os machos têm mesclas de tons marrons escuros e claros, já as fêmeas são pardas e amareladas.
Quem fotografar os bichões, precisa manter distância e respeitar o descanso deles. A perturbação do sossego dos animais silvestres pode caracterizar crime ambiental.
Continua depois da publicidade