Ouro da casa
Surfista de BC é campeão do Mundial de Parasurfe
Elias “Figue” Diel representou o Brasil na categoria de surfistas com cegueira total
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]






O atleta Elias “Figue” Diel conquistou o título de Campeão Mundial de parasurfe no sábado, após liderar a categoria Masculino VI1 durante o ISA World Para Surfing Championship, realizado na praia de Pismo, na Califórnia (EUA). Figue, morador da Praia Brava, é surfista representante de Balneário Camboriú, e integrou o Time Brasil pela Confederação Brasileira de Surfe.
A bateria final da categoria VI1, em que disputam surfistas com deficiência visual total, foi acirrada, com boas ondas e muita emoção. Caíram na água os quatro surfistas que receberam as melhores pontuações durante a semana do campeonato: Figue Diel (Brasil), Kirk Watson (Austrália), Ben Neumann (Alemanha) e Aitor Francescena (Espanha).
Figue levou o título em uma final emocionante. Subiu no pódio em primeiro lugar com pontuação final de 14,07, seguido dos adversários Kirk Watson (12,7), Ben Neumann (9,74) e Aitor Francescena (8,5). “Tem sido gratificante compartilhar este momento com a família, os amigos e todos que estavam na torcida. Agradeço aos patrocinadores que acreditam no surfe como potencial transformador de vidas”
No Mundial e nos treinos diários nas praias de Santa Catarina, quem o acompanha na água é o surfista Bruno Barbieri, que também comemorou muito a vitória do amigo.
Jonathan Borba, o Bracinho, que também disputava a final em outra categoria, foi o vice-campeão mundial. Figue tem apoio e patrocínio de Oceanic Aquarium, Portonave, Santacosta, Lora Surfboards, Chiclete Trunk, Fundação Municipal de Esportes de Balneário Camboriú e Ashvatta Yoga.