Matérias | Geral


Mudança no trânsito

Trecho da avenida Reinaldo Schmithausen vai receber retorno

Obra visa acabar com congestionamentos no trecho e vai priorizar pedestres e ciclistas

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Melhorias envolvem abertura de ruas, alargamento de vias e ampliação de ciclovia (Foto: Divulgação)


A prefeitura de Itajaí anunciou nesta terça-feira a implantação do primeiro retorno de quadra na avenida Reinaldo Schmithausen, no bairro Cordeiros, para melhorar o trânsito na região. A mudança faz parte de um conjunto de melhorias viárias que envolvem novas ruas, alargamento de vias e ciclovias, eliminando pontos de congestionamentos e facilitando os acessos aos bairros Salseiros e Murta.


A Reinaldo Schmithausen receberá retornos de quadra em três pontos. O primeiro ponto vai ligar dois retornos, abrangendo as ruas Santo Agostinho, Odílio Garcia, Silvestro Moser, Eugênio Pezzini e Poeta Bento Nascimento. O projeto está previsto pra iniciar no primeiro trimestre de 2022. Ainda serão feitas melhorias em outros dois cruzamentos da avenida, nos encontros com as ruas Enedina D’Ávila Ferreira e Gustavo Bernedt, também pro próximo ano.

O projeto está orçado em R$ 13 milhões e tem prazo de execução de 14 meses, com entrega prevista para 2023. Os retornos de quadra são uma das soluções viárias utilizadas pela prefeitura a fim de desafogar o trânsito da cidade. As melhorias priorizam os meios não motorizados de locomoção. “Em todas as nossas obras de transformação na mobilidade urbana temos como prioridade o pedestre com soluções planas e calçadas largas. Depois os ciclistas com a ampliação de nossa malha de ciclovias e ciclofaixas. Por fim, temos os carros com a construção de novas ruas e pontes”, destaca o prefeito Volnei Morastoni.

Retorno na Liquigás

A construção do primeiro ponto de retorno na Reinaldo Schmithausen será no trecho da Liquigás e promete acabar com os congestionamentos na região. Atualmente, os motoristas enfrentam filas nos horários de picos. No sentido centro-bairro, a tranqueira se estende ao longo do parque Náutico Odílio Garcia chegando até a rua Blumenau.

A obra prevê dois retornos de quadra sobrepostos. O primeiro será formado pelas ruas Santo Agostinho, Odílio Garcia, Eugênio Pezzini, Silvestro Moser e Reinaldo Schmithausen. O segundo vai melhorar o acesso à Murta, interligando as ruas José Luiz Marcelino, Eugênio Pezzini, Silvestro Moser, Poeta Bento Nascimento e Zulmira Leopoldina Machado.

Continua depois da publicidade



No primeiro retorno serão construídas duas ligações que somam quase 100 metros de novas vias pra garantir a mudança. Uma ligação é o segmento entre as ruas Santo Agostinho e Odílio Garcia e a outra é um prolongamento entre as ruas Eugênio Pezzini e Silvestro Moser.

Com a abertura das vias, paralelas à Reinaldo Schmithausen, o retorno vai funcionar no mesmo modelo implantado na avenida Adolfo Konder, no cruzamento entre as avenidas Campos Novos e Nilo Simas.

Continua depois da publicidade



No segundo retorno, de acesso à Murta, uma nova rua de mais de 200 metros será construída nas margens do rio para interligar as ruas José Luiz Marcelino e Eugênio Pezzini. O retorno funcionará nos moldes da mudança que substituiu a rótula do Vanolli, no bairro São João.

Segundo o secretário de Obras, Márcio “Dedé” Gonçalves, estão sendo feitos os estudos de solo e levantamentos topográficos para executar o projeto. Ele comenta que com a reurbanização das ruas Aleixo Maba e Alfredo Eicke o congestionamento que se formava na região da Barra do Rio foi levado para o cruzamento na Reinaldo Schmithausen.

Com as obras na avenida, o acesso ao interior dos bairros ficará organizado. “Esse projeto vai eliminar os conflitos em toda a região e beneficiar cerca de 30 mil cidadãos que moram nas regiões de Cordeiros, Salseiros e Murta”, avalia.

Ampliação da ciclovia

O projeto prevê o alargamento das ruas Eugênio Pezzini, Poeta Bento Nascimento e uma nova via às margens do rio entre a Eugênio Pezzini e a José Luiz Marcelino para implantação de faixa para bicicletas.

A ciclovia do parque Náutico Odílio Garcia será ampliada em mais de um quilômetro e vai integrar os bairros da Murta e Salseiros. Com a ampliação, haverá uma ligação direta ao centro de Itajaí para os ciclistas.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





44.192.94.86

TV DIARINHO


Confira os destaques desta quarta-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 06/07/2022

Publicado 06/07/2022 21:11



Especiais

Cordeiros

Professora Rita de Cássia ensinou matemática a diferentes gerações de itajaienses

SUPERAÇÃO

Deficiência nunca impediu Jailton de fazer o que quis; até elevador em casa ele construiu

Centro de Itajaí

Bravacinas se transforma em referência em vacinação humanizada

Itajaí

Itajaí mantém protagonismo na pesca industrial

A riqueza vem pelo mar

Polo náutico reúne players mundiais do mercado de luxo



Blogs

Blog do Ton

18 Mediterrâneo lança novo menu

A bordo do esporte

Barco do YCSA lidera Mundial Junior de Lightning nos EUA

Blog do JC

Jorginho consegue aumento de indenização pras famílias do acidente da Chapecoense

Blog da Ale Francoise

Chá de sabugueiro!

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Doutor Multas

A Desentupidora mais próxima de você! Desentupidora de emergência 24h SP

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW



Entrevistão

Willian Cardoso, o Panda

"Saquarema provavelmente vai ser meu último mundial, aí eu vou estar focado no brasileiro”

Renata Teixeira Pinto Viana

"Não se indica cigarro eletrônico para alguém que queira parar de fumar"

Governador de Santa Catarina

"É importante destacar que as obras só avançam por conta dessa decisão de colocar recursos dos catarinenses nas rodovias federais”

José Evaldo Koch

“O hortifruti é nosso berço”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação