Encanto nos céus
Itajaiense bate recorde mundial de travessia entre balões
Slackline entre balões foi acima das nuvens
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Francisco Vanzuita de Amorin, 25 anos, morador de Itajaí, bateu o recorde mundial de travessia de slackline entre balões. Ele atravessou 20 metros numa minúscula corda, amarrada entre dois balões, a uma altura de 1580 metros do nível do mar. A imagem impressiona: Francisco flutua pelas nuvens.
O feito foi realizado na última quinta-feira no município catarinense de Praia Grande e virou matéria no Fantástico, exibida na noite de domingo na TV Globo. “Eu fiz a travessia de slackline entre balões, onde atravessei, a 1580m de altura, quebrando o recorde mundial por pouquíssimo tempo”, explicou. O recordista anterior era de um americano chamado Andy Lewis.
Só que Francisco ficou pouco tempo com o recorde mundial, que foi quebrado, logo na sequência, por outro integrante de sua equipe. “Subimos novamente o balão e conseguimos realizar a travessia em 1900m. A pessoa que atravessou a 1900m foi o Rafael Bridi, idealizador do projeto”, conta.
Francisco está muito orgulhoso com a conquista. “Era algo que eu já sonhava há muito tempo. Estava bem preparado, física e mentalmente, então atravessei com facilidade. A paisagem, acima das nuvens, fez com que o momento se tornasse mágico e surreal”, narra.
Emocionante
O itajaiense revela que um dos momentos mais marcantes foi depois de ter pousado o balão, quando ele já estava parado e olhando a paisagem. “Eu senti meus olhos enchendo de lágrimas”, narra.
Francisco é nascido em Itajaí e se considera peixeiro com orgulho. Ele pratica slackline desde 2012 e, com nove anos de experiência na modalidade, conseguiu participar do desafio.