Ecoturismo
Professora usa Kombi pra conectar pessoas à natureza
Projeto leva alunos ao contato com o meio ambiente. Objetivo é conscientizar
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]





A professora e bióloga Marlene Kesterke, 49 anos, de Itapema, decidiu sair da sala de aula para multiplicar o conhecimento sobre a importância de preservar o meio ambiente. Ela criou o projeto ‘’Amigos da Natureza’’, que leva pessoas em uma Kombi adaptada para conhecer os cenários naturais de Santa Catarina e do Paraná, sempre aos finais de semana.
A ideia de desbravar destinos exuberantes surgiu durante as aulas no colégio estadual em que Marlene leciona. Ela discutia com os alunos sobre a preservação do meio ambiente e formas de mobilizar mais pessoas para cuidar da natureza. “A gente chegou à conclusão que, quanto mais pessoas vivenciarem as belezas naturais, mais defensores e pessoas conscientes teremos. Começamos as expedições pelos alunos e ampliamos para quem quiser se aventurar”, explicou a professora.
O projeto teve início em 2019, com dois passeios com os alunos. Com a pandemia de Covid-19, o trabalho parou. Nos últimos meses, com o avanço da vacina e a melhoria nos números da Covid, a Kombi voltou a rodar e ganhou força pelas redes sociais. “Queremos que as pessoas olhem para a natureza como eu e meus alunos: com amor, cuidado e que prestem atenção nos detalhes que a tornam perfeita’’, comenta ela.
A escolha dos destinos se dá em uma busca por lugares preservados e pelas sugestões enviadas pelas redes sociais. A cada fim de semana, nove pessoas embarcam rumo a um destino natural e, muitas vezes, acampam nos locais, em barracas, e, ali mesmo, fazem as refeições. “É a oportunidade de olhar para o céu estrelado, ouvir o barulho dos animais, sentir o cheiro da natureza, sem interferências urbanas”, explica.
Durante os passeios, todo o lixo encontrado no percurso é recolhido e levado para a “Princesinha do Atlântico”, como foi batizada a Kombi, que foi adaptada para proporcionar mais conforto aos passageiros.
Além de recolher o lixo, Marlene também explica sobre as plantas, as aves e os aspectos biológicos do local visitado. “As pessoas se unem para cuidar do meio ambiente e apreciar as belezas naturais. Muitos participantes dos 'Amigos da Natureza' criam laços entre elas e mantêm vínculo. Muitos se tornam ativistas por um mundo melhor”, relata a bióloga, que está prestes a se tornar guia turística.
Para fazer parte desta aventura, os interessados podem se conectar com o Instagram @amigosdanaturezaecoturismo para receber informações de como participar. A professora também atende pelo WhatsApp (49) 9 8854 2906. Os valores dos passeios variam de R$ 80 a R$ 350.