Prefeituras de SC
Ataque de hacker bolsonarista deixa sites fora do ar
Invasor deixou mensagem debochando da segurança e criticando restrições da covid
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O site da Federação Catarinense de Municípios (Fecam) foi alvo de um ataque hacker na quarta-feira que deixou sites oficiais de várias prefeituras de Santa Catarina fora do ar. Na região da Amfri, as páginas de Penha e Luiz Alves foram afetadas. O site da prefeitura de Penha, por exemplo, exibia uma mensagem assinada pelo hacker “Shawty Boy”. Ele fez marcação em apoio a Bolsonaro.
O ataque ocorre em massa porque os portais das prefeituras são ligados ao sistema da Fecam. Segundo a entidade, somente as páginas iniciais dos sites teriam sido invadidas. No portal da Federação, o invasor deixou uma mensagem debochando da segurança do site e chamando os programadores de “burros”.
Continua depois da publicidade
“Olá, programadores da Fecam, acho que vocês faltaram algumas aulas de PHP [linguagem de programação] na faculdade. Como vocês já são crescidinhos, não terão anotação na agenda para seus pais verem, mas levarei a maior parte das cidades de Santa Catarina”, escreveu.
O texto no portal da Fecam, reproduzido nos sites das prefeituras invadidas, também teve uma marcação com #Bolsonaro2022, com crítica às restrições da pandemia: “Abaixo a porra do isolamento, não queremos máscaras e nem distanciamento social”.
Continua depois da publicidade
A mensagem sobre uma tela preta é assinada pelo perfil @PrCyberMafia, no Twitter, que seria administrado pelo hacker “Shawty Boy”.
Até o final da manhã, o site da Fecam já tinha sido restabelecido, mas prefeituras ainda enfrentavam pane até à noite de quarta-feira.
Em nota publicada no próprio portal, a entidade informou que “alguns dos sites dos municípios, associações e consórcios fornecidos pela Fecam foram atacados nesta madrugada de quarta-feira”. A Federação rebateu as mensagens ofensivas destacando ser defensora da vacinação e das medidas contra a covid.
Segundo a entidade, os ataques foram neutralizados. “A Fecam bloqueou o acesso a todos os sites de forma preventiva, para aplicação de segurança. Tanto a equipe interna quanto os parceiros externos estão trabalhando para solucionar o problema da maneira mais breve possível”, informa.
Novos portais e e-mails não foram afetados pelo ataque, concentrado apenas no sistema antigo, de acordo com a Federação. “Vale destacar que já estava em processo uma migração de tecnologias e sistemas que hospedam os sites dos municípios, associações e consórcios”, esclareceu. Medidas para apurar as responsabilidades civis e criminais da invasão estão sendo tomadas pela Fecam.
Durante a quarta, a Federação ainda trabalhava para resolver o problema. O presidente da entidade e prefeito de Araquari, Clenilton Pereira, confirmou o ataque em vídeo postado nas redes sociais. “Fiquem tranquilos, já estamos resolvendo isso. Infelizmente os bandidos não atuam só presencialmente, mas também virtualmente. Uma pena isso”, comentou.