ÔMICRON
Casal de brasileiros testa positivo pra nova variante do coronavírus
Eles desembarcaram no aeroporto internacional de Guarulhos num voo da África
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmou dois casos positivos da variante do coronavírus Ômicron em brasileiros que desembarcam no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, vindos da África do Sul. A testagem foi realizada pelo laboratório Albert Einstein. As amostras serão enviadas para o Instituto Adolfo Lutz, que fará uma análise confirmatória.
Um dos passageiros vinha da África do Sul e desembarcou no aeroporto internacional em Guarulhos no dia 23 de novembro. O passageiro portava resultado de RT-PCR negativo e ia voltar para o país africano no dia 25. Ele fez novo teste, acompanhado da esposa, para poder embarcar pro exterior e os dois testaram positivo pra covid-19.
Continua depois da publicidade
O centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) foi avisado da situação. O laboratório Albert Einstein fez o sequenciamento genético das amostras e avisou à Anvisa que os resultados foram positivos para a nova variante.
A entrada do passageiro no país foi anterior à edição da portaria Interministerial que proibiu, em caráter temporário, voos com destino ao Brasil que tenham origem ou passagem pela África do Sul.
Continua depois da publicidade
Vacinação
O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que a principal resposta contra a variante Ômicron é a vacinação. “Esse contrato assinado com a farmacêutica Pfizer é a prova cabal da programação do Ministério da Saúde para enfrentar não só essa variante Ômicron como as outras”, afirmou.
As farmacêuticas já iniciaram a testagem da eficácia das vacinas para a covid-19 contra a Ômicron. A Pfizer trabalha numa nova versão da vacina.
A Janssen também anunciou que está convocando voluntários para testar a eficácia de seu imunizante de dose única contra a nova variante.
Já a Moderna diz que investiga se vai ser necessária uma dose de reforço com uma fórmula alterada para combater a nova cepa. O imunizante da empresa não é aplicado no Brasil.