Balneário Camboriú
Após dois cancelamentos, escalas da MSC viram dúvida
Desembarque de domingo foi cancelado por falta de liberação da Anvisa
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O cancelamento da segunda escala de cruzeiros da MSC, com o navio Preziosa, em Balneário Camboriú, deixa a cidade na incerteza quanto à volta das embarcações da empresa. As próximas duas escalas agendadas em Balneário serão do navio da Costa Cruzeiros, na terça-feira e no domingo que vem. A confirmação das paradas será recebida nesta segunda-feira, conforme informou o Atracadouro Barra Sul.
A escala do navio Preziosa, da MSC, prevista para este domingo, seria a primeira da temporada de cruzeiros de 2021/2022. Segundo o atracadouro, a empresa justificou que a agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda não liberou o desembarque para os destinos nacionais. Em nota, a MSC Cruzeiros repassou outra informação, de que a empresa responsável pelo fretamento do navio optou por alterar a escala por questões climáticas.
Continua depois da publicidade
A primeira data da passagem do navio, anunciada pro dia 16 de novembro, também foi cancelada. Na ocasião, a empresa avisou que a escala teve alteração de rota e o navio que pararia em Balneário iria para Búzios (RJ). A mesma embarcação era esperada nesse domingo, com a edição especial do “Navio Alexandre Pires”, com shows a bordo.
A operadora tem outras 17 escalas marcadas em Balneário durante a temporada de verão, com quatros paradas do navio Preziosa no final da temporada e outras 13 do navio Splendida, a partir do dia 18 de dezembro.
Continua depois da publicidade
Três escalas em Balneário são da empresa Costa Cruzeiros. Além das duas nessa semana, pendentes de confirmação, a operadora vai encerrar a temporada com o Costa Fascinosa em 11 de abril de 2022.
O governo brasileiro autorizou em outubro o retorno dos cruzeiros na costa brasileira a partir do mês de novembro, com adoção de protocolos sanitários para passageiros e tripulação. Testes negativos pra covid, vacinação completa, uso de máscara e ocupação de 75% da capacidade da embarcação estão entre as exigências.
O protocolo permite aos viajantes descer pra conhecer as cidades onde o navio atracar, mas a autorização pra desembarque fica sujeita às condições epidemiológicas locais. Estados e municípios que recebem as escalas devem apresentar seus próprios planos de operação.
Em Balneário, o atracadouro Barra Sul destaca que todas as exigências feitas para a empresa e para a prefeitura pelo órgão regulador foram atendidas, estando o terminal apto a receber os passageiros.
Em nota, a MSC Cruzeiros confirmou que Balneário Camboriú permanece na programação regular de cruzeiros da empresa, com a primeira escala prevista para o dia 18 de dezembro, com o moderno navio MSC Splendida.
Sobre o cancelamento da escala do MSC Preziosa no domingo, dia 28, a empresa explicou que cruzeiro de três noites, que partiu de Santos no dia 26 de novembro, foi um fretamento de uma empresa de organização de eventos. "Em situações como essa, o itinerário é definido pela empresa fretadora, que optou por alterar a escala, anteriormente prevista em Balneário Camboriú, devido às questões climáticas", esclareceu.
Itajaí tem escalas confirmadas a partir de 14 de dezembro
Continua depois da publicidade
Em Itajaí, o secretário de Turismo, Evandro Neiva, informa que as escalas na cidade seguem mantidas, com a primeira parada a partir do dia 14 de dezembro. Durante a temporada, serão 15 escalas do navio Costa Fascinosa, da empresa Costa Cruzeiros.
O píer turístico vai receber passageiros para o início e término de viagem, com embarque e desembarque. Os turistas seguirão por rotas na costa brasileira, passando por cidades como Santos, Rio de Janeiro, Ilhabela, Búzios, Angra dos Reis e Ilha Grande.
Evandro comentou que está elaborando o detalhamento final pro receptivo de passageiros. “Nessa última semana estávamos fazendo os ajustes com a empresa Costa sobre a logística de operação aqui em Itajaí”, informa.
Assim como Balneário, em Itajaí não terá escalas de cruzeiros internacionais, ainda proibidas pela Anvisa devido às restrições sanitárias da pandemia. Roteiros com viagens pro Uruguai e Argentina não estão liberados. As empresas devem fazer apenas roteiros pelo litoral brasileiro.
Continua depois da publicidade