Alô, fashionistas
Balneário Camboriú terá workshop gratuito de moda; veja como participar
O evento é realizado pela Fundação Cultural com apoio da Modateca da Univali
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]




Balneário Camboriú oferta o workshop “Moda é Patrimônio: como conservar acervos particulares de têxteis e de moda”, uma ação da Fundação Cultural com o apoio da Modateca da Univali. O curso acontecerá de forma gratuita em formato virtual, nos dias 30 de novembro e 2 de dezembro, às 19h. O projeto foi aprovado na Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú.
As oficinas têm o intuito de ensinar a comunidade e interessados a preservarem seus acervos têxteis e de moda que possuem em casa (tecidos e roupas antigas, rendas, roupas dos avós, vestidos de casamento e festas, entre outros), utilizando técnicas simples e materiais acessíveis, colaborando para a preservação da memória afetiva, cultural e histórica da moda. A programação do workshop conta com aulas de conservação preventiva, armazenagem, limpeza e higienização entre formas adequadas de acondicionamento de peças para guardar e preservar cada item.
As aulas serão dadas pelos professores Renato Riffel e Graziela Morelli, responsáveis pela Modateca da Univali e por Vera Felippi, que integra o Conselho Consultivo do Museu Moda e Têxtil UFRGS.
Para se inscrever, os interessados devem acessar o link: https://us.bbcollab.com/guest/
A Modateca da Univali foi criada em 2010 e está localizada na Univali no campus Balneário Camboriú. O espaço é aberto ao público para visitação, tendo um rico acervo de artigos de vestuário, composto por: chapéus, luvas, gravatas, calças, camisas, jaquetas, calçados, vestidos, entre outros itens, das mais variadas autorias e épocas. O acervo tem mais de 200 peças que retratam a moda e, portanto, os costumes das populações da região e do país.
A programação completa está disponível em :https://www.univali.br/