Escalvados
Prefeitura decide interditar posto de saúde detonado e transferir serviços
Anúncio rolou no sábado, dia 13, e atendimentos e vacinação contra a covid-19 serão mantidos no bairro vizinho
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A prefeitura de Navegantes anunciou sexta-feira, meio que de surpresa, a interdição total da unidade básica de Saúde (UBS) de Escalvados, que chegou a um nível de sucateamento que praticamente comprometia a sequência de trabalhos no local. O fechamento é por tempo indeterminado, visando obra de “reparos”, conforme anunciou a secretaria de Saúde, e manutenção do prédio público.
Neste período, os profissionais que atuam postinho, assim como os atendimentos da unidade vão rolar na UBS do Escalvadinho, bairro próximo. Estão mantidos todos os agendamentos, inclusive a aplicação de vacinas contra a covid-19.
A situação foi denunciada nas páginas do DIARINHO semana passada, devido à situação precária do local. Moradores enviaram imagens de assustar: o posto carece de reforma urgente, pois tá com paredes e tetos mofados, outros descascados, móveis velhos, banheiros entupidos e sujos, fossa estourada, paredes e janelas quebradas, geladeiras e fogões enferrujados – uma das geladeiras, inclusive, só fechava com uma corda em volta.
A comunidade então começou a botar pressão para uma ação da prefeitura, visando reverter a situação. Até mesmo profissionais como dentistas se negaram a atender no local, e na câmara de vereadores, parlamentares tanto de situação como oposição cobravam a interdição.
“A gente sabe que o prefeito Liba assumiu tem 10 meses, e esse descaso já vem de umas duas gestões, mas ele está agora no comando e precisa fazer algo rápido”, destacou G. D., um dos moradores, referindo-se ao prefeito Libardoni Fronza (DEM).
Ouvida pelo DIARINHO, a secretária de Saúde de Navegantes, Luciane Nottar Nesello, confirmou os problemas, e anunciou que toda a equipe de servidores do local seria transferida, mas não deu datas. Agora, tá definida a suspensão das atividades.
“Ao assumir a secretaria, encontramos as UBSs extremamente desestruturadas, com sensação de que por anos não foi feito uma manutenção corretiva ou preventiva”, pontuou Luciane, revelando que a escola construída ao lado do posto do Escalvados foi erguida em parte sem planejamento, feita em cima da fossa da UBS.
Com a interdição, caso a comunidade tenha dúvidas, o fone de contato é o do postinho do Escalvadinho pelo número (47) 3319-8008. O horário de atendimento será das 8h às 12h e das 13h às 17h, em dias úteis. O postinho temporário fica na rua Gilberto José Soares, nº 1014.