Moradores da comunidade do Escalvados, em Navegantes, estão revoltados com a falta de estrutura e as condições precárias da Unidade Básica de Saúde (UBS), e pedem à prefeitura uma reforma urgente da unidade. Imagens enviadas por um morador ao DIARINHO mostram paredes e tetos mofados, móveis velhos, banheiros sujos e com privadas entupidas.
A situação é tão precária que a comunidade questiona como o posto de saúde ainda está funcionando, já que apresenta risco de infecção às pessoas devido a umidade, mofo e infiltração. Uma geladeira no local, por exemplo, só é fechada com o uso de uma corda para prender a porta.
O morador, que encaminhou as imagens ao DIARINHO, de iniciais G. D., afirma que a comunidade está pressionando a prefeitura de Navegantes por uma reforma urgente. “O meu pai, por exemplo ...
A situação é tão precária que a comunidade questiona como o posto de saúde ainda está funcionando, já que apresenta risco de infecção às pessoas devido a umidade, mofo e infiltração. Uma geladeira no local, por exemplo, só é fechada com o uso de uma corda para prender a porta.
O morador, que encaminhou as imagens ao DIARINHO, de iniciais G. D., afirma que a comunidade está pressionando a prefeitura de Navegantes por uma reforma urgente. “O meu pai, por exemplo, tem medo até de tirar sangue lá, devido às condições; e eu soube que um dentista se negou a ir trabalhar lá, pois achou que o gabinete odontológico não tem a assepsia necessária para atender quem precisa do serviço odontológico”, diz.
O problema, inclusive, já chegou à Câmara de Vereadores. Parlamentares da situação e da oposição cobram uma resposta do prefeito. “Um posto é para garantir saúde, mas onde está a saúde nesse posto?”, questionou o vereador André Luiz Pacheco (MDB), que representa o Escalvados no legislativo.
“A gente sabe que o prefeito Liba assumiu tem 10 meses, e esse descaso já vem de umas duas gestões, mas ele está agora no comando e precisa fazer algo rápido”, destaca o morador G. D., referindo-se ao prefeito Libardoni Fronza (DEM).
Ouvida pelo DIARINHO, a secretária de Saúde de Navegantes, Luciane Nottar Nesello, confirmou o problema. Segundo ela, toda a equipe de servidores do local terá que ser transferida para uma outra unidade para que a reforma aconteça. “Assim, mantemos o atendimento à comunidade e o respeito aos servidores”, destacou, mas sem informar datas.
Atualmente, segundo Luciane, a manutenção básica da estrutura vem sendo feita por uma empresa terceirizada. “Ao assumir a secretaria, encontramos as UBSs extremamente desestruturadas, com a sensação de que, por anos, não foi feito uma manutenção corretiva ou preventiva”, pontuou. “Para garantir a manutenção destes espaços, precisamos sair do zero, fazer todos os processos”.
Luciane ainda revela que a escola, construída ao lado do posto do Escalvados, foi erguida em parte sem planejamento, feita em cima da fossa da UBS. “Este é o principal motivo do retorno da água no banheiro, por exemplo”. A prefeitura também já abriu licitação para uma nova fossa destinada ao posto de saúde.