Matérias | Geral


Penha

Justiça suspende corte de árvores no Cascalho

Derrubada foi denunciada pela vizinhança; justiça estipula multa de R$ 1 milhão

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Vegetação estava sendo retirada pra abertura de rua, mas obra contraria propostas de revitalização do local (Foto: Leitor)


A justiça determinou a suspensão imediata da derrubada de árvores pela prefeitura na praia do Trapiche, no bairro da Armação, em Penha. A decisão liminar de quinta-feira atende pedido em ação popular pra que o trabalho fosse interrompido até que o município apresente o licenciamento e a autorização dos órgãos ambientais.


A multa por descumprimento da liminar foi fixada em R$ 1 milhão pelo juiz Luiz Carlos Vailati Júnior, da 2ª vara de Balneário Piçarras. “Os fatos narrados são graves e, se de fato não houver licença ambiental para o corte das árvores descrito pelo vídeo juntado com a inicial, estar-se-á diante de crime ambiental e ato de improbidade cometido por autoridade pública”, considerou o magistrado.

Vídeos e imagens da derrubada das árvores circulam desde quarta-feira nas redes sociais. Mesmo com as denúncias, as equipes da prefeitura seguiram com a derrubada. “O corte de árvores, ainda mais árvores nativas, como as mostradas nos autos, necessita de autorização do órgão ambiental competente, autorização esta a que se deveria dar publicidade, o que, aparentemente, não ocorreu - tanto a autorização, quanto a publicidade”, aponta o juiz.

Ele autorizou a autora da ação popular a apresentar a decisão para os servidores da obra para eles parem imediatamente de derrubar a vegetação. O ministério Público seria citado pra tomar outras medidas, como a abertura de inquérito civil e criminal, se for o caso, pra apurar a conduta dos agentes públicos envolvidos. A polícia Militar também foi comunicada sobre o caso e poderá intervir pra garantir o cumprimento da decisão.

A obra na praia seria pra abertura da avenida Elizabeth Konder Reis, com prolongamento a partir da pousada Pé na Areia até a rua Armim Souza, que dá para a frente da igreja São João Batista, na avenida São João. Várias árvores no foram derrubadas pra construção da via, mas o serviço não foi discutido previamente com a comunidade e pegou os moradores de surpresa na quarta-feira.

Propostas de revitalização da orla eram discutidas, mas não previam o corte de árvores e abertura da rua. O presidente do conselho Municipal de Meio Ambiente (Condema) e presidente da associação de Moradores e Amigos da Praia Grande, Cascalho e Poá (Amapg), Gilberto Manzoni, informou que a ação da prefeitura não era de conhecimento do conselho. “Sempre se pensou em recuperar aquele ambiente, urbanizar, tornar mais atrativo, mas de maneira nenhuma se pensou em abrir uma rua. Não se pensou isso no grupo, mas a grande surpresa é não ter uma discussão prévia e a apresentação de um projeto”, criticou.

Continua depois da publicidade



A derrubada das árvores agora será tema de discussão no Condema. O instituto de Meio Ambiente de Penha (Imap) deverá ser questionado pelos conselheiros. Gilberto analisa que a abertura da rua até a saída da igreja não resolve a questão do trânsito e vai criar um congestionamento natural no encontro com a avenida São João. “As pessoas vão vir da Praia Grande e ali não vai ser a principal. É totalmente inconcebível”, disse.

Para a região, desde 2014 se discute um projeto de revitalização, considerando as características históricas e ambientais da área. Uma das medidas, inclusive, previa o fechamento do final da rua da igreja, com acesso restrito apenas pra pescadores e transporte de embarcações.

Continua depois da publicidade



Na noite de quarta-feira, a abertura da rua foi levada à reunião do projeto Orla, depois do início da derrubada de árvores.  A prefeitura não se manifestou sobre a decisão judicial.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





18.232.59.38

TV DIARINHO


Confira os destaques desta segunda-feira



Podcast

Minuto DIARINHO 04/07/2022

Publicado 04/07/2022 21:18



Especiais

Cordeiros

Professora Rita de Cássia ensinou matemática a diferentes gerações de itajaienses

SUPERAÇÃO

Deficiência nunca impediu Jailton de fazer o que quis; até elevador em casa ele construiu

Centro de Itajaí

Bravacinas se transforma em referência em vacinação humanizada

Itajaí

Itajaí mantém protagonismo na pesca industrial

A riqueza vem pelo mar

Polo náutico reúne players mundiais do mercado de luxo



Blogs

Blog do JC

Bob quer ajuntamento

A bordo do esporte

Brasil realiza único evento de automobilismo do mundo de Ayrton Senna

Blog da Ale Francoise

Chá de sabugueiro!

Blog do Ton

Consultório médico, em Balneário Camboriú tem pegada chic, mas sem excessos

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Blog Doutor Multas

A Desentupidora mais próxima de você! Desentupidora de emergência 24h SP

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado

Blog da Jackie

BALNEÁRIO FASHIOW foi SHOW



Entrevistão

Willian Cardoso, o Panda

"Saquarema provavelmente vai ser meu último mundial, aí eu vou estar focado no brasileiro”

Renata Teixeira Pinto Viana

"Não se indica cigarro eletrônico para alguém que queira parar de fumar"

Governador de Santa Catarina

"É importante destacar que as obras só avançam por conta dessa decisão de colocar recursos dos catarinenses nas rodovias federais”

José Evaldo Koch

“O hortifruti é nosso berço”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








Jornal Diarinho© 2022 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação