Balneário Camboriú
Tubulação que engordou a nova praia central já tá sendo desmontada
Segurança foi reforçada na altura da rua 1800, para que não haja invasão no canteiro e novos casos de atolamentos no areião
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Quem já tava acostumado a acompanhar a obra de engordamento da praia central de Balneário Camboriú certamente sentirá saudade do corre-corre dos trabalhadores, máquinas e da própria ação de chegada da areia à orla local. Neste sábado, rolou o início da operação de desmonte da linha principal de tubos que trouxe areia nova da draga Galileo Galilei para a praia central.
Para a operação de desmonte, um canteiro de obras de aproximadamente 400 metros foi cercado na orla central (altura da rua 1800), proibindo a circulação no local para que a operação de desmontagem da linha submersa fosse feita. A segurança foi reforçada nesse ponto da orla, para que não haja invasão neste canteiro e novos casos de desavisados atolando no areião.
Continua depois da publicidade
Na operação de desmonte, a linha de tubos foi flutuada e, aos poucos, puxada para a praia, cortada em pedaços de 12 em 12 metros (cumprimento de cada tubo), que são empilhados em seguida. A operação se repete até que toda linha esteja puxada para a praia e cortada. Rebocadores participam da operação no mar, e carregadeiras em terra. Os trabalhos só rolam durante o dia, e a previsão é terminar tudinho até segunda-feira Na terça, começa o transporte dos tubos com o auxílio de carretas.