NA GARUPA
Serviço de Uber Moto é lançado em Itajaí
Nova modalidade prevê corridas 25%, em média, mais baratas que o UberX
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]


Uma nova modalidade de transporte lançada pela Uber, no ano passado, está se expandindo pelo país e já está disponível em Itajaí. O Uber Moto é uma nova opção dentro do aplicativo, funcionando de forma semelhante à chamada de carros. Pelo serviço, o usuário pede corrida feita por motociclistas parceiros da plataforma. A viagem sai mais barata que o UberX, hoje a opção mais em conta para carros.
O serviço chegou em Itajaí na sexta-feira passada. Até o momento, são 44 cidades no Brasil com a opção. Em Santa Catarina, a modalidade também já foi lançada para Florianópolis. Segundo a empresa, as viagens de Uber Moto terão preços, em média, 25% menores que as de UberX. Em Itajaí, uma corrida do bairro Fazenda para o São Vicente, por exemplo, pode sair até 33% mais barata em relação ao carro do aplicativo.
O valor exato da viagem pode ser conferido no aplicativo antes de confirmar a solicitação, consultando as opções de modalidades disponíveis. Além do menor custo, a promessa é também de ...
 
Já possui cadastro? Faça seu login aqui.
Quer continuar lendo essa e outras notícias na faixa?
Faça seu cadastro agora mesmo e tenha acesso a
10 notícias gratuitas por mês.

Bora ler todas as notícias e ainda compartilhar
as melhores matérias com sua família e amigos?
O serviço chegou em Itajaí na sexta-feira passada. Até o momento, são 44 cidades no Brasil com a opção. Em Santa Catarina, a modalidade também já foi lançada para Florianópolis. Segundo a empresa, as viagens de Uber Moto terão preços, em média, 25% menores que as de UberX. Em Itajaí, uma corrida do bairro Fazenda para o São Vicente, por exemplo, pode sair até 33% mais barata em relação ao carro do aplicativo.
O valor exato da viagem pode ser conferido no aplicativo antes de confirmar a solicitação, consultando as opções de modalidades disponíveis. Além do menor custo, a promessa é também de corridas mais rápidas. A modalidade é indicada para deslocamentos mais curtos e conexão com outros tipos de transporte.
Segundo a diretora de marketing da Uber, Luciana Ceccato, desde que as viagens de moto começaram, em algumas cidades, elas passaram a ser usadas para, por exemplo, levar os usuários para estações de ônibus, trens e metrô das cidades.
“Temos visto que esse é um tipo de uso perfeito para a moto, pois, muitas vezes, é perto demais para uma viagem de carro e fica cansativo para ir caminhando. Estamos felizes em trazer mais essa opção para facilitar a vida dos nossos usuários”, destacou.
Dentro do aplicativo, a funcionalidade segue o mesmo padrão para carros. O usuário informa o destino e recebe as estimativas de preço e tempo de deslocamento. A opção “Moto” vai aparecer entre as alternativas de viagem. Após a seleção e a confirmação dos dados da corrida, o passageiro aguarda o motociclista disponível. Os passageiros têm acesso à identificação dos condutores, assim como nos carros.
Como o serviço ainda é novidade, o tempo para encontrar um condutor pode demorar. A Uber informou que ainda não tem um balanço dos motociclistas cadastrados em Itajaí e do total de viagens já realizada na modalidade. Também ainda não há informação se o serviço será expandido para cidades vizinhas.
Para ser um motociclista parceiro, são exigidos os mesmos requisitos para entregadores do Uber Eats, como ter mais de 21 anos, carteira de habilitação há mais de dois anos, com observação de Exerce Atividade Remunerada (EAR) no documento. Os entregadores do Uber Eats, que já estão na plataforma, podem optar em fazer viagens pelo Uber Moto.
Uso de capacetes
O uso de capacetes é obrigatório para condutor e passageiro, conforme determinação do código de Trânsito Brasileiro (CTB). A Uber recomenda que o usuário tenha seu próprio capacete, mas, caso o passageiro precise, o motociclista terá um capacete reserva para ofertar. O equipamento precisa ser higienizado antes e após o uso.
O passageiro ainda precisa usar uma touquinha descartável de proteção, além da máscara, itens também exigidos do condutor. As toucas higiênicas podem ser fornecidas pelos condutores e reembolsadas pela Uber por meio do próprio aplicativo.
Como nas viagens de carro, o Uber Moto também conta com opção de seguro contra acidentes pessoais para parceiros e usuários. Para trabalhar pela modalidade, os motociclistas recebem um conteúdo educacional gratuito sobre segurança no trânsito. Todos passam por checagem de identidade, via selfie, além de foto pra verificar uso de máscara.