Grátis
Músicos de Itajaí oferecem oficinas gratuitas
Musicaliza propõe o uso da música na educação por meio de oficinas gratuitas
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]





Os músicos Clara Baggenstoss, Guilherme Machado e Débora Mazoti iniciaram neste sábado as oficinas gratuitas do projeto “Musicaliza: Educação Musical”, no teatro do SESC de Itajaí. A ação busca educar musicalmente, por meio da brincadeira, com a utilização de sons extraídos de instrumentos tradicionais e alternativos, elaborados por meio da utilização dos mais variados utensílios. O projeto utiliza também a expressão corporal, contação de histórias e outros métodos lúdicos de aprendizagem.
A primeira oficina foi realizada na manhã de sábado e reuniu 15 crianças com idades entre cinco e nove anos, das redes municipal e particular de ensino. “Reunimos crianças de diversas escolas e também de fora de Itajaí. A oficina foi um sucesso”, resume Débora Mazoti.
No período da tarde a oficina será destinada a professores, com o objetivo de torná-los agentes multiplicadores. No entanto, mais do que uma mera aula de capacitação, os profissionais farão uma imersão no universo infantil para vivenciarem todo o processo que vão além dos conceitos básicos de musicalização infantil. “São jogos musicais para a sala de aula e educação inclusiva, que aguçam a criatividade e despertam novos métodos de aprendizado”, acrescenta Débora.
O projeto envolve ainda a criação de um livro didático “Pim e Pom: uma aventura musical”, que propõe às crianças uma leitura imersiva a um mundo de sons e descobertas. A história conta a trajetória de dois amigos com formatos e sonoridades diferentes que saem para viver aventuras conhecendo os sons que fazem os rios, as paisagens, os animais e o mundo. Foram criadas ainda músicas específicas para o projeto, que são utilizadas nas oficinas e no final do projeto integrarão o repertório do show musical “Vivendo de sons”, programado para dezembro.
Programação
Continua depois da publicidade
Sábado foram as primeiras de uma série de oficinas que integram também os músicos Ricardo Moura, Marco Antônio Jaguarito, Eliton Rufino Seára e Rodrigo Paiva. Estão programadas para o dia 23 de outubro a oficina “Grafia do Som: Experiências Sensíveis em Educação Musical”, com Ricardo Moura. Dia 2 de novembro o músico Marco Antônio Jaguarito realiza “Oficina e Capacitação para noções, vivências e práticas de uma Educação Musical Sensorial Ativa” e em 20 de novembro será a vez da oficina “Música, corpo e movimento: a BNCC na prática”, com Eliton Rufino Seára.
A última das oficinas acontece em 4 de dezembro, com Rodrigo Paiva, que aborda a temática “Percussão e educação musical para crianças e adolescentes com autismo”.
O projeto foi criado em 2018 e mais de 600 professores e alunos já passaram pelas oficinas. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Informações pelo link https://linktr.ee/musicaliza e musicaliza.edmusical@outlook.com.