CAUSA ANIMAL
Vereadora defende a castração em massa
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A vereadora Aline Aranha (DEM) disse que a quantidade castrações feitas pela Uapa é “vergonhosa” diante da necessidade. Ela destaca que o canil não dá conta da demanda e que há pessoas esperando até cinco meses pelo agendamento da castração gratuita de animais.
Para aumentar o número de atendimentos, Aline propôs a criação de uma comissão temporária no legislativo pra tratar da causa animal. A ideia é que o grupo reúna protetoras e entidades pra viabilizar as melhorias.
Continua depois da publicidade
“É meu desejo poder unir todas as protetoras, porque são elas que sabem das necessidades”, avalia. Uma das propostas é o credenciamento de protetores e clínicas pra realização de castrações, descentralizando o serviço da Uapa.
Um polo de castração no centro também é defendido pela vereadora. “Com a castração em massa é possível reduzir o número de animais abandonados”, avalia.
Continua depois da publicidade
O Inis e a secretaria da Saúde tiveram reunião pra aumentar o número de castrações, especialmente pra comunidades carentes. Segundo o instituto, também houve a aproximação da Uapa com ONGs e protetores para melhor atendimento dos animais em situação de vulnerabilidade.