ITAJAÍ
GMs terão ações filmadas com câmeras
Medida visa assegurar eficiência no atendimento a ocorrências
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]




A Guarda Municipal de Itajaí vai passar a operar com câmeras corporais, conhecidas como BodyCam. O equipamento busca dar mais proteção à população e aos guardas, permitindo a checagem de ocorrências em que haja denúncia de abuso de autoridade ou em acusações indevidas contra o agente de segurança.
O equipamento já é usado em algumas cidades dos Estados Unidos, como na cidade de Rialto, na Califórnia. O anúncio da aquisição do equipamento foi feito pelo prefeito Volnei Morastoni, na terça-feira, dia 21, no Centreventos de Itajaí. “Dentre as providências que estamos adotando para o aprimoramento do trabalho realizado pela nossa Guarda Municipal está a aquisição de câmera corporal de uso individual para os guardas municipais e agentes da Codetran. Será um equipamento muito importante para a proteção no dia a dia de trabalho e para mostrar, de fato, como cada um está realmente exercendo a sua função e a sua atividade”, afirmou o prefeito.
Continua depois da publicidade
A compra foi anunciada uma semana depois de a GM se envolver em uma ocorrência truculenta com um vendedor ambulante de 17 anos, no calçadão da rua Hercílio Luz.
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.