VACINAÇÃO
Com nova remessa, 19 mil doses da Pfizer chegam à região
Doses devem ser usadas pra vacinação de adolescentes e reforço aos idosos
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A região de Itajaí está recebendo quase 19 mil doses da Pfizer que devem ser usadas pra vacinação de adolescentes e na aplicação da dose de reforço pra idosos entre 80 e 84 anos. A nova remessa faz parte de uma carga de 162.630 doses recebidas pelo estado na segunda-feira e que devem chegar aos municípios no decorrer desta quarta e quinta-feira.
Segundo o diretor Estadual de Vigilância Epidemiológica, João Augusto Brancher Fuck, as cidades que ainda possuem adultos não vacinados com a primeira dose devem realizar a vacinação deste público a qualquer momento, tendo em vista que eles já foram chamados para a vacinação e devem ser priorizados.
Continua depois da publicidade
A primeira dose para os adolescentes entre 12 e 17 anos deve atender os critérios dos grupos prioritários, entre gestantes, mães de recém-nascidos, deficientes, jovens com comorbidades e privados de liberdade. Depois, a ordem seguirá pela faixa de idade. A aplicação da dose de reforço para idosos acima de 80 anos é voltada pra quem já tinha completado o esquema vacinal com duas doses ou dose única há mais de seis meses.
Itajaí começou a vacinação de adolescentes e o reforço para idosos com 85 anos ou mais na segunda-feira. O município vai receber 5556 doses da Pfizer da nova remessa, 4086 pra D1 aos adolescentes e 1467 aos idosos entre 80 e 84 anos. O atendimento ocorre nos 30 postos de saúde espalhados pelos bairros, conforme horário de cada unidade, e no Centreventos, das 8h às 17h, até se esgotarem as doses disponíveis.
Continua depois da publicidade
A prefeitura segue vacinando a população adulta em geral que ainda não recebeu a primeira dose, com atendimento nos postos e no Centreventos. Conforme dados do ministério da Saúde, Itajaí está com 95% dos adultos vacinados ao menos com a primeira dose. Balanço até sexta-feira mostrava que a cidade tem mais 158 mil pessoas atendidas com uma dose da vacina, cerca de 70% da população, e 65.815 totalmente imunizadas, quase 30% da população.
Outras cidades
Em Balneário, a prefeitura recebe 4152 novas doses da Pfizer, 2304 pra vacinação de adolescentes e 1846 pra idosos acima de 80 anos. A D1 aos menores de idade e o reforço pra idosos acima de 85 anos começaram a ser feitos no sábado passado. A cidade já vacinou 88% da população adulta com a D1. Até segunda-feira, eram 100.759 pessoas atendidas com a primeira dose, 52.083 com a segunda dose e 4800 com a dose única, representando 47% da população totalmente imunizada.
Entre os idosos, 116 doses de reforço tinham sido aplicadas até segunda-feira em Balneário. As doses entregues nessa semana vão atender novos grupos de idosos e de adolescentes. O atendimento ocorre na unidade Saúde Central, no drive-thru do colégio Ivo Silveira e nos demais postos de saúde. Os adultos que ainda não receberam a primeira dose também devem procurar as unidades.
Em Penha, a vacinação de adolescentes começou na segunda-feira. A cidade vai receber 864 novas doses, sendo 550 para a primeira dose dos adolescentes e 311 pra o reforço aos idosos. Em Camboriú, a vacinação de adolescentes começou na semana passada, e o reforço de idosos acima de 85 anos será a partir desta terça-feira. A prefeitura está recebendo 2016 doses pra avançar nesses grupos.
Em Navegantes, o atendimento aos adolescentes começa nesta terça-feira, seguindo os grupos prioritários com comorbidades. A aplicação ocorre no posto de Saúde Central e nos postinhos do São Domingos 2, Meia Praia e São Pedro. Das 1848 doses pra D1 da Pfizer que a cidade vai receber, 1553 são pra atender os adolescentes.
Região é a mais atrasada na D2
Continua depois da publicidade
Além da entrega de doses para os adolescentes, o estado também encaminha aos municípios uma nova remessa de 214.320 doses para aplicação da D2, sendo 86.580 da Pfizer, 55.150 da Coronavac e 72.590 da AstraZeneca. As vacinas são exclusivamente pra aplicação da segunda dose e chegarão às prefeituras até quinta-feira.
Conforme monitoramento do Instituto Federal Catarinense (IFC) de Camboriú, 66% da população da Amfri já foi vacinada com a primeira dose da vacina. No estado, o índice é de 68%. A região é a mais atrasada na aplicação da segunda dose, com taxa de 28% de cobertura da população até segunda-feira. No estado, a cobertura é de 35% com a D2 ou dose única.
Entre as cidades da Amfri, Balneário Camboriú, Piçarras e Porto Belo seguem entre as mais avançadas na aplicação da D1, segundo o IFC, com taxas acima de 68% da população. Navegantes aparece como a cidade mais atrasada, com 61%. Na aplicação da D2, Balneário é a mais avançada, com 38% da população atendida, acima da média estadual, de 35%.
Continua depois da publicidade