O sétimo dia de competições dos Jogos Paralímpicos de Tóquio foi especial pro Brasil. O país conquistou sua 100ª medalha de ouro na história da competição com Yeltsin Jacques, do atletismo, na prova dos 1500m (classe T11). Mas não parou por aí. Carol Santiago fez bonito e ficou com o ouro nos 100m livre (classe S12). A delegação brasileira chegou a 14 medalhas douradas no Japão e igualou a marca obtida no Rio 2016. O país corre atrás do recorde Londres 2012: 21 ouros em uma única edição paralímpica.
Continua depois da publicidade
As outras medalhas do dia vieram com Gabriel Bandeira, prata 200m medley SM14, mais uma prata no revezamento 4x100m livre - 49 pontos e os bronzes de Mariana Gesteira no 100m livre da ...
As outras medalhas do dia vieram com Gabriel Bandeira, prata 200m medley SM14, mais uma prata no revezamento 4x100m livre - 49 pontos e os bronzes de Mariana Gesteira no 100m livre da classe S9 e Jardênia Barbosa da Silva nos 400m T20. O atletismo teve ainda uma prata com Raissa Rocha no lançamento de dardo F56.
Continua depois da publicidade
O Brasil soma agora 42 medalhas nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, com 14 ouros, 11 pratas e 17 bronzes. Está na sexta colocação no quadro de medalhas geral. A China lidera com 59 ouros e 129 medalhas, com a Grã-Bretanha em seguida, com 80 medalhas, sendo 29 de ouro, e o Comitê da Rússia, em terceiro lugar, com 25 medalhas de ouro e um total de 73 medalhas.
Atletismo
Continua depois da publicidade
O atletismo foi responsável pela 100ª medalha de ouro do Brasil na história dos Jogos. E ela veio com o fundista sul-mato-grossense Yeltsin Jacques, vencedor dos 1500m T11 (atletas cegos), com quebra do recorde mundial da prova com o tempo de 3min57s60. O pódio foi completado pelo japonês Shinya Wada (4min05s27) e por Fedor Rudakov, do Comitê Paralímpico da Rússia (4min05s55). Esta foi a segunda medalha de ouro do brasileiro. Ele ficou no topo do pódio, na última quinta-feira, na prova dos 5000m T11.
Já no lançamento de dardo F56 (atletas cadeirantes), a baiana Raissa Rocha ficou com a prata ao lançar o dardo a 24,39m, atrás somente 11cm da iraniana Hashemiyeh Moavi Motaghian, que quebrou o recorde mundial da prova com um lançamento de 24,50m. O bronze ficou com Diana Dadzite, da Letônia (24,22m).
A última medalha do dia veio com Jardênia Barbosa, 17 anos, nos 400m T20. Debaixo de chuva, a brasileira conquistou o bronze ao cravar 57s43.