Feriado da Independência
Cidades da região não terão desfiles de Sete de Setembro
Atividades em homenagem à data ficarão restritas às escolas. Grupos contra e pró-Bolsonaro organizam atos
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



As principais cidades da região cancelaram os desfiles de 7 de Setembro devido à pandemia. Parte dos municípios, porém, manterá programação especial alusiva ao feriado da Independência, com atividades cívicas nas escolas e atos públicos com participação restrita.
Em Balneário Camboriú, a secretaria de Educação deixou em aberto a homenagem à pátria para que as escolas da rede municipal celebrem individualmente a data, cada uma a sua maneira. Foram sugeridas atividades cívicas com dinâmicas por meio de teatro, poemas, músicas e danças.
O tradicional desfile cívico em Balneário, que foi retomado em dois locais nas últimas edições - na avenida Atlântica e bairro da Barra - foi suspenso pela prefeitura para evitar aglomerações.
Em Itajaí também não haverá desfile por causa da pandemia. Para data não passar em branco, cada escola terá programação específica, com atividades cívicas que iniciam a partir desta quarta-feira.
Também sem desfile oficial, Camboriú terá a carreata da Independência no feriado, com percurso a partir da rua ao lado do ginásio Irineu Bornhausen pelas principais vias do centro e nos bairros. Além da carreata, todas as unidades da rede municipal farão homenagens cívicas nos dias 2 e 3 de setembro.
Em Porto Belo, a semana da pátria será aberta nesta quarta-feira com uma cerimônia em frente à prefeitura, mas restrita às autoridades. No dia 7 de Setembro, às 8h, está programado um ato cívico na praça da Bandeira, no centro. O evento também será restrito, só com representantes das escolas municipais, estaduais e particulares.
Balneário Piçarras confirmou que não fará desfile, seguindo orientação dos decretos da pandemia contra aglomerações. O governo do estado também não fará desfile em Florianópolis e não organizará nenhum ato público ligado à data em outras regiões de Santa Catarina.
Manifestações
O feriado do Dia da Independência será marcado por protestos e atos contra e pró-Bolsonaro. A frente Regional de Lutas de Itajaí está convocando moradores da região para um ato "pela democracia e contra o fascismo" que será realizado em Florianópolis no dia 7.
Pelas redes sociais, grupos bolsonaristas chamam apoiadores de diversos estados para manifestação na avenida Paulista, em São Paulo. Grupos de Itajaí, Itapema e Penha confirmaram participação no evento. O movimento também prevê atos nas capitais. Em Florianópolis, a convocação está sendo pra avenida Beira-mar Norte.