Competição da indústria
Mais de 800 alunos do Senai participam de disputa de inovação estadual
Grand Prix Senai de Inovação tem etapa catarinense
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

Estudantes de aprendizagem industrial em toda Santa Catarina participam da fase catarinen-se do Grand Prix Senai de Inovação. O Grand Prix começa na segunda-feira e segue até a próxima sexta-feira. Os competidores serão instigados a apresentar soluções inovadoras para desafios reais da indústria.
O tema em 2021 será Gestão Visual Andon 4.0, que foi proposto pela Tupy, indústria sediada em Joinville e que é apoiadora desta edição, juntamente com a associação Brasileira de Internet Industrial (ABII). Estão inscritos 825 alunos, que representam 34 escolas do Senai em Santa Catarina, e 124 professores que atuarão como mentores.
Continua depois da publicidade
As 165 equipes passarão os três primeiros dias analisando e buscando soluções. Na quinta-feira, elas produzem um protótipo e o pitch, um vídeo sintético em que defendem sua pro-posta. O resultado final será anunciado na sexta-feira, às 19 horas, no evento de premiação. Todo o certame será on-line.
O título do tema é uma referência ao modelo de gestão visual oriundo do Japão. Um exem-plo convencional de Andon é a colocação de lâmpadas coloridas nas máquinas em uma linha de produção, de maneira que cada cor identifique um status daquele equipamento, poden-do apontar situações de operação normal, pane, entre outras.
Continua depois da publicidade
No desafio, os alunos não precisam se ater a algum modelo pré-existente. Até mesmo alunos de moda, por exemplo, podem sugerir alternativas em uniformes dos operadores, pois se trata de um evento de inovação aberta.