Sala de aula
Prefeito demite professor por exibir clipe de música de Criolo
Para o prefeito de Criciúma, a música contém "viadagem"
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB,) gravou um vídeo nas redes sociais dizendo que a administração municipal não concordava com divulgação do conteúdo "erotizado" e com "viadagem na sala de aula". Desta forma, o chefe do executivo justificou a demissão de um professor temporário da rede municipal que passou aos alunos o clipe do cantor Criolo, da música "Etérea", com temática LGBTQIA+. O prefeito também disse aos pais de alunos para denunciarem casos que considerarem inadequados.
O clipe tem 1,2 milhão de visualizações, e música foi indicada ao Grammy Latino em 2019. O material foi apresentado em uma aula de artes na Escola Municipal Pascoal Meller, na terça-feira, em uma sala do 9º ano de ensino, com estudantes entre 14 e 15 anos. Na letra, o cantor defende a liberdade, o "jeito de amar" e "amores aceitos sem imposições". O projeto audiovisual abrange, além do clipe, um documentário e um site com o mesmo nome.
Continua depois da publicidade
Também nas redes sociais, o músico Criolo lamentou a demissão de professor: Jucélia Vargas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Criciúma e Região (Siserp), se solidarizou com o professor e disse que a entidade irá dar apoio jurídico ao profissional. Em nota, a secretaria Municipal de Educação afirmou que o conteúdo, que classificou de inapropriado, não faz parte do plano de ensino. Por isso, "medidas cabíveis em relação ao assunto foram tomadas".