Sala de aula
Prefeito demite professor por exibir clipe de música de Criolo
Para o prefeito de Criciúma, a música contém "viadagem"
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro (PSDB,) gravou um vídeo nas redes sociais dizendo que a administração municipal não concordava com divulgação do conteúdo "erotizado" e com "viadagem na sala de aula". Desta forma, o chefe do executivo justificou a demissão de um professor temporário da rede municipal que passou aos alunos o clipe do cantor Criolo, da música "Etérea", com temática LGBTQIA+. O prefeito também disse aos pais de alunos para denunciarem casos que considerarem inadequados.
O clipe tem 1,2 milhão de visualizações, e música foi indicada ao Grammy Latino em 2019. O material foi apresentado em uma aula de artes na Escola Municipal Pascoal Meller, na terça-feira, em uma sala do 9º ano de ensino, com estudantes entre 14 e 15 anos. Na letra, o cantor defende a liberdade, o "jeito de amar" e "amores aceitos sem imposições". O projeto audiovisual abrange, além do clipe, um documentário e um site com o mesmo nome.
Continua depois da publicidade
Também nas redes sociais, o músico Criolo lamentou a demissão de professor: Jucélia Vargas, presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Criciúma e Região (Siserp), se solidarizou com o professor e disse que a entidade irá dar apoio jurídico ao profissional. Em nota, a secretaria Municipal de Educação afirmou que o conteúdo, que classificou de inapropriado, não faz parte do plano de ensino. Por isso, "medidas cabíveis em relação ao assunto foram tomadas".
Redação DIARINHO
Reportagens produzidas de forma colaborativa pela equipe de jornalistas do DIARINHO, com apuração interna e acompanhamento editorial da redação do jornal.