MEIO AMBIENTE
Balneário recebe selo do projeto Lixo Fora D’Água
Cidade é pioneira no país por ações de prevenção e combate ao lixo marinho
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Balneário Camboriú é a primeira cidade brasileira reconhecida pelas ações de prevenção e combate ao lixo marinho, e vai receber o selo do projeto Lixo Fora D’Água.
O município vai receber, nesta terça-feira, o “Selo Município Lixo Fora D’Água”, reconhecimento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, como representante nacional da International Solid Waste Association.
A cerimônia será no hotel Mercure, em Balneário. O prefeito Fabrício Oliveira (Podemos) receberá a placa representativa do selo, do presidente da ABRELPE e da ISWA, Carlos Silva Filho.
A iniciativa permite que as cidades recebam assistência, pra aprimorar a gestão e prevenção de lixo no mar, assim que identificarem as fontes de vazamentos.
O município de Balneário Camboriú já faz parte da iniciativa, desde 2019, e, nos últimos anos, demonstrou avanços significativos na gestão dos resíduos sólidos urbanos, como o aprimoramento da coleta de seletiva de recicláveis e a comunicação com a sociedade.
“Balneário vem desenvolvendo uma série de ações que ampliaram a limpeza das nossas praias e rios, além de mapear os escapes de resíduos para o mar. Ampliamos também a rede de esgoto para 100% da cidade. Fiscalizamos e lacramos ligações clandestinas e tornamos mais dura a legislação para quem não se liga na rede. Recuperamos e revitalizamos rios e cursos d’água por toda cidade. O resultado foi balneabilidade positiva em toda a praia Central de Balneário”, ressalta o prefeito Fabrício Oliveira.