Agosto

Cinco planetas estão visíveis a olho nu

Final do mês terá a maior visibilidade dos planetas

A ordem do mais brilhante ao mais discreto é: Vênus, Júpiter, Mercúrio, Saturno e Marte
 Foto: Reprodução
A ordem do mais brilhante ao mais discreto é: Vênus, Júpiter, Mercúrio, Saturno e Marte Foto: Reprodução

As noites deste final de agosto serão as primeiras – e as últimas – de 2021 a contarem com a presença dos planetas visíveis a olho nu. Os cinco planetas mais brilhantes: Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno estarão reunidos no céu noturno.

Mercúrio, o menor planeta do Sistema Solar, está visível desde a segunda semana de agosto. Ele pode ser visto no céu após o pôr do Sol a oeste, sentido onde o sol se põe.

Continua depois da publicidade

Na segunda semana de agosto até o final deste mês, Mercúrio ficará cada vez mais alto em comparação ao horizonte Oeste. E assim será visível por mais tempo no céu.

Vênus, o planeta mais brilhante do céu, está visível por todo o mês de agosto. Ele pode ser observável no céu após o pôr do Sol a oeste, sentido onde o sol se põe.

Continua depois da publicidade

Desde o início de agosto, Vênus estará razoavelmente alto em relação ao horizonte oeste. Porém, ao longo do mês, Vênus estará cada vez mais elevado em comparação ao horizonte oeste. E assim será visível por mais tempo no céu. Vênus é facilmente observável no céu como uma “aparente estrela” bastante brilhante.

Marte, o planeta vermelho pode ser visto no anoitecer em agosto. No início de agosto, Marte estava abaixo no céu em relação ao horizonte oeste, sentido onde o sol se põe. Com o passar do mês, o planeta ficou muito baixo no céu em comparação ao horizonte oeste. E, assim, está visível antes do início das noites de agosto à oeste, sentido onde o sol se põe.

Júpiter, o maior planeta do sistema solar, está visível pouco depois do início das noites até antes do amanhecer em agosto. No início de agosto, Júpiter estava baixo no céu em relação ao horizonte leste, sentido onde o sol nasce. Mas, com o passar do mês, o planeta se elevou cada vez mais em comparação ao horizonte leste. E, assim, será visível antes do início das noites de agosto à leste, sentido onde o sol nasce. Assim como Vênus, o planeta Júpiter é evidente no céu como uma “aparente estrela” muito brilhante.

Saturno, o gigante gasoso dos anéis, será visível no início das noites até antes do amanhecer neste mês. No início de agosto, Saturno estava razoavelmente baixo no céu em relação ao horizonte leste, sentido onde o sol nasce.

Mas, com o passar do mês, o planeta se elevou cada vez mais em comparação ao horizonte leste. E, assim, será visível antes do início das noites de agosto à leste, sentido onde o sol nasce.




Conteúdo Patrocinado



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Clique aqui para fazer o seu cadastro.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.

WhatsAPP DIARINHO

Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






216.73.216.156

TV DIARINHO


🎶🍲 FÉ, MÚSICA E COMIDA BOA! Balneário Camboriú agora tem um bar temático das religiões de matriz africana ...





Especiais

Endividamento dos adultos e crianças como alvo de anúncios

Bets no Brasil

Endividamento dos adultos e crianças como alvo de anúncios

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Taxação de super ricos

Taxação de super ricos: por que a conta não fecha, com Eliane Barbosa

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

VÍCIO EM APOSTAS

Tudo nas bets é pensado para viciar, alerta psicólogo Altay de Souza

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

DIREITOS HUMANOS

Corte Interamericana reconhece direito a clima saudável e estabelece obrigações aos países

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação

LUTA POR DIREITOS

Expulsos por hidrelétrica em Goiás, quilombolas lutam há duas décadas por reparação



Blogs

Defesa

Blog do JC

Defesa

Gravidez pelo relógio

Blog da Jackie

Gravidez pelo relógio



Diz aí

"Eu acho que Balneário Camboriú não tem volta"

Diz aí, Spinelli!

"Eu acho que Balneário Camboriú não tem volta"

Décio Lima participa do “Diz aí!” na segunda-feira

ENTREVISTA

Décio Lima participa do “Diz aí!” na segunda-feira

Spinelli, de BC, estará ao vivo no Diz Aí! desta quarta

ENTREVISTA

Spinelli, de BC, estará ao vivo no Diz Aí! desta quarta

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Diz aí, Maurício Boabaid!

"A hora que tiver um barco A8 singrando as águas de Itajaí, pronto, vou me realizar"

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”

QUARTA-FEIRA

Maurício Boabaid estará ao vivo no “Diz aí!”



Hoje nas bancas

Capa de hoje
Folheie o jornal aqui ❯






Jornal Diarinho ©2025 - Todos os direitos reservados.