A moradora do bairro Santa Regina, Maria Aparecida Trindade, procurou o DIARINHO para reclamar da superlotação nos ônibus coletivos da Transpiedade, em Itajaí. Os passageiros não conseguem manter o distanciamento social, reclama.
Continua depois da publicidade
Dona Maria relata que o problema acontece todos os dias, no fim da tarde, principalmente na linha 600, que passa pelo bairro Santa Regina, terminal de ônibus no bairro Cordeiros, Barra ...
Dona Maria relata que o problema acontece todos os dias, no fim da tarde, principalmente na linha 600, que passa pelo bairro Santa Regina, terminal de ônibus no bairro Cordeiros, Barra do Rio, centro e terminal de ônibus no bairro Fazenda. As pessoas ficam praticamente espremidas dentro da condução, algumas do lado de fora da catraca, pertinho do motorista.
Continua depois da publicidade
Outra reclamação é que no sábado há poucos horários e linhas. “O último horário no sábado é às 16h15. Se você trabalha até às 18h, tem que esperar até às 21h30 ou chamar um Uber,” desabafa a denunciante.
Além dessa reclamação, dona Maria diz que os usuários não conseguem mais saber o saldo do cartão quando passam na catraca. Para saber quantas viagens ainda têm no cartão, precisam ir até o terminal do bairro Fazenda.
Continua depois da publicidade
A Transpiedade se manifestou em relação às reclamações da superlotação e disse que este foi um fato isolado. Segundo a empresa, em horários de pico são usados os veículos articulados, que dispõem de mais de 180 lugares. Segundo a empresa, o número de passageiros está abaixo da média do quadro de estatísticas.
Sobre os itinerários de sábado, a empresa esclarece que os horários estão em operação desde o retorno emergencial do transporte e sendo analisados "estatisticamente".
Já em relação à verificação dos saldos dos cartões, a Transpiedade afirma que o sistema de bilhetagem opera dentro dos requisitos legais do município. Para mais informações, as pessoas têm que ir até a empresa ou no terminal da Fazenda para consultar o cartão. Até o fechamento desta matéria a prefeitura de Itajaí não tinha se manifestado sobre o assunto. A nova licitação do transporte público está marcada para 13 de stembro próximo.