DENÚNCIA em Nova Trento
Turista denuncia apologia ao nazismo em loja
Busto de Hitler e placa, com símbolo do partido nazista, estavam entre artigos à venda
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]




A loja de antiguidades, que fica junto ao museu de Cultura Italiana, no centro de Nova Trento, foi denunciada por crime de apologia ao nazismo por um visitante que esteve no local durante o final de semana. Ele registrou o caso na polícia Civil, em Balneário Camboriú, e também abriu queixa junto ao ministério Público.
O morador estava em passeio com a família na região. Em Nova Trento, ele entrou no mercado de pulgas do museu, onde se deparou com objetos nazistas. Na loja, estavam à venda um busto, que seria de Adolf Hitler, e uma placa de madeira, com o símbolo do partido nazista: uma água em cima de um círculo com a cruz suástica.
A venda de artigos com símbolos, como a cruz suástica, é considerada crime pela legislação brasileira. Fabricar, distribuir ou veicular símbolos, emblemas, ornamentos e peças com a suástica, para fins de divulgação do nazismo, também implica em prática criminosa. A pena prevista é de reclusão de um a três anos e multa.
A prefeitura informou que o museu é privado, mas já está movimentando o departamento jurídico pra “ajudar a solucionar esta situação”, após saber do caso na manhã de segunda-feira. “Para nós, é surpresa que um museu, em nossa cidade, tenha tais objetos que simbolizam a dor de uma nação”, respondeu. O DIARINHO tentou contato com o responsável pela loja, mas o estabelecimento fica fechado às segundas-feiras.