Alerta total
SC tem os primeiros casos internos da variante
Estado tem nove casos registrados da variante de covid; sete são importados
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]

A secretaria de Estado da Saúde confirmou, na sexta-feira, a identificação de dois casos de transmissão dentro do Estado (autóctones) da variante delta da covid-19. Os pacientes são dois catarinenses, moradores de Joinville e Balneário Piçarras, ambos sem histórico de viagem para fora de Santa Catarina. Estes são os primeiros casos confirmados por contaminação interna da variante. A delta teve os primeiros casos registrados na Índia.
Segundo a investigação, o caso de Joinville é de um homem, de 55 anos, que teve um quadro grave e faleceu no dia 9 de julho. Já o caso de Piçarras é de um homem, de 69 anos, que teve quadro leve com sintomas iguais aos da gripe.
Continua depois da publicidade
As amostras foram selecionadas por meio da estratégia de vigilância genômica da secretaria, que monitorar as mutações e variantes que circulam em SC. Os materiais genéticos foram identificados em laboratório do Rio de Janeiro.
O estado já confirmou nove casos da variante delta até o momento, sendo dois casos autóctones (locais) e sete importados.
Continua depois da publicidade
Dos sete casos importados, seis foram de tripulantes de um navio de carga que ficou ancorado perto do porto de São Francisco do Sul. O período de isolamento já se encerrou e o navio foi liberado para seguir com suas atividades, com uma nova tripulação. Já o sétimo caso importado é de um morador de Itajaí que esteve na Indonésia.