Matérias | Geral


Itajaí

Audiência vai discutir processo de abertura de novas empresas na cidade

Vereador aponta demora de até dois meses pra liberação de pedidos; processo é digital desde janeiro, explica a prefeitura

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Burocracia estaria afastando empreendedores de Itajaí (Foto: João Batista/Arquivo)


O processo de abertura de empresas em Itajaí será tema de uma audiência pública na câmara de Vereadores nesta quarta-feira, a partir das 19h. O debate vai ocorrer no plenário, com limitação de público até 43 pessoas. A transmissão será online pelos perfis do legislativo no Facebook e Youtube.


A realização da audiência atende um pedido do vereador Gabriel Zanon (Podemos). A reunião vai levantar esclarecimentos sobre a abertura de empresas na cidade, que estaria demorando até dois meses.

Continua depois da publicidade



“A audiência pública será uma oportunidade única de sentar com todos os envolvidos no processo de liberação de empresas. Vamos debater os motivos para demora na abertura de negócios em Itajaí e apontar soluções e o que é necessário ser feito para acelerar esse processo”, comentou.

Também estará em discussão a lei federal de Liberdade Econômica, que regulamenta o livre exercício da atividade econômica e restringe o papel do estado sobre as empresas. Para Gabriel, o município descumpre a legislação, que prevê isenção de alvará para atividades de baixo risco, como escritórios e serviços de costureiras, agenciamento marítimo, chaveiros, cabeleireiros e manicure. Além de não respeitar a isenção, Gabriel aponta que o município burocratiza o sistema, pedindo vários documentos e o preenchimento de processos. “Vamos debater para entender porquê o município não respeita e quais seriam os entraves e ações que precisam para mudar”, completa.

De acordo com o vereador, apesar de Itajaí ser dona do segundo PIB do estado, a gestão pública tem atrapalhado a abertura de novos negócios, principalmente de pequenas e médias empresas. Diante das dificuldades, ele afirma que os empreendedores estão desistindo de abrir empresas em Itajaí e estão migrando pra Balneário Camboriú, Brusque e Ilhota.

Audiência concorrida

Continua depois da publicidade



A audiência tem participação confirmada de 21 convidados, incluindo representantes das secretarias municipais da Fazenda, de Tecnologia e de Urbanismo, da vigilância Sanitária e da procuradoria-geral de Itajaí, entre outros profissionais que fazem parte do processo de liberação de empresa.

Estarão no debate líderes de entidades, entre Mário Cesar dos Santos, presidente da associação Empresarial de Itajaí (ACI), Jucélio João da Silva, presidente do sindicato dos Contabilistas de Itajaí, e Laerson Batista, presidente da câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A reunião ainda contará com a participação da chefia de análise de projetos contra incêndios do Corpo de Bombeiros de Itajaí, além e vereadores, contadores e auditores fiscais. Servidores da prefeitura de Pinhalzinho também vão contar de forma remota a experiência da cidade, considerada a mais desburocratizada para abertura de empresas, com tempo médio de três horas.

Nova regulamentação contribuiu pra agilidade

Itajaí também passou a adotar nova regulamentação pra atividades de alto, médio e baixo risco para obtenção do cadastro Fiscal de Contribuintes (CCM). Conforme a prefeitura, o cadastro é necessário pra aquisição do número de inscrição Municipal e do alvará, permitindo que esses documentos sejam emitidos eletronicamente pra empresas e profissionais autônomos.

A regulamentação considera a classificação das atividades conforme a lei da Liberdade Econômica e busca minimizar a burocracia na criação de empresas, segundo a prefeitura. A viabilidade de empresas da junta Comercial de Santa Catarina passou a ter liberação automática, com as informações enviadas de responsabilidade do solicitante.

Segundo dados do município, Itajaí fechou 2020 com saldo positivo na abertura de empresas e geração de empregos. Foram 8354 novas empresas e 3726 novos empregos. A maior parte das empresas (94,4%) se manteve ativa em 2021, quando o município seguiu atraindo novos negócios. No primeiro trimestre foram mais 1370 novas empresas registradas.

 

Processos digitais desde o começo do ano

O secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, afirma que não há mais demora nos processos de abertura de empresas após a implantação do sistema digital. “Hoje a abertura de empresas em Itajaí está muito mais célere. Houve, sim, um período de dificuldade em função de falta de pessoal e de o sistema não estar 100% implantado. Essas barreiras já não existem mais e temos recebido elogios”, relata.

Desde o início do ano, os pedidos pra abertura de empresas em Itajaí podem ser feitos totalmente online, com o sistema Aprova Digital, que também mudou os procedimentos pra pedidos de licenças ambientais, projetos de construções e alvarás. A ferramenta foi adotada pra dar mais agilidade e facilidade aos empreendedores, permitindo a emissão da inscrição municipal e alvará de forma eletrônica.

Segundo informa o secretário, uma empresa classificada como de baixo risco tem o alvará de funcionamento liberado em dois dias e meio, em média. Thiago ressalta que Itajaí é pioneira no estado na implantação desse sistema que desburocratiza a abertura de empresas, principalmente as micro e pequenas.

“Nosso sistema de abertura de empresas é o único de Santa Catarina no qual a viabilidade por Cnae [Classificação Nacional de Atividades Econômicas] por zoneamento acontece em tempo real, sem a necessidade de uma consulta de viabilidade para posterior abertura de empresa”, afirma.

Com a ferramenta, o contador tem a resposta online e pode verificar possível restrição da atividade para determinado zoneamento. “Além disso, estamos trabalhando na implantação de um novo sistema de geopreocessamento para cidade, o Geo Itajaí, que permitirá dar um apoio ainda maior para o empresário com informações especializadas, automação e integração de muitos serviços”, adianta o secretário.

 



Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





3.236.212.116

TV DIARINHO


Confira os destaques desta sexta-feira





Especiais

AMPLIAÇÃO

Portonave projeta investimentos de mais R$ 500 milhões

NAVEGANTES

Atividade portuária consolida a economia

SANTA CATARINA

Navegantes tem o segundo maior aeroporto do estado

NAVEGANTES

Cluster da construção naval é aqui

MERCADO

Navship volta a contratar



Blogs

A bordo do esporte

Campeão Mundial e Pan-Americano de Snipe treina filha de 14 anos para versão feminina

Blog do JC

Bolsa Estudante

Blog do Ton

Chefs Bruno Faro e Willian Vieira comandam noite gastronômica nesta quinta-feira no Quatro7, em Balneário Camboriú

Blog da Ale Francoise

Remédio natural para picada

Blog Doutor Multas

Financiamento e refinanciamento de veículo: afinal, é a mesma coisa?

Blog Clique Diário

O Auditório de Tenerife

Blog da Jackie

CasaCor Santa Catarina

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Ana Tereza Canziani Pereira Boschi

"O Implanon é tecnologia de ponta, e a gente vai oferecê-lo para as mulheres de Itajaí”

Ana Paula Bastos Cardoso

“O luto tem que ser encarado como uma forma natural da vida”

Fábio da Veiga

"Todos os players do mercado são favoráveis a esse modelo de gestão Landlord”

Francisco Graciola

"O patrimônio é o cliente”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯