Matérias | Geral


Itajaí

Audiência vai discutir processo de abertura de novas empresas na cidade

Vereador aponta demora de até dois meses pra liberação de pedidos; processo é digital desde janeiro, explica a prefeitura

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Burocracia estaria afastando empreendedores de Itajaí (Foto: João Batista/Arquivo)


O processo de abertura de empresas em Itajaí será tema de uma audiência pública na câmara de Vereadores nesta quarta-feira, a partir das 19h. O debate vai ocorrer no plenário, com limitação de público até 43 pessoas. A transmissão será online pelos perfis do legislativo no Facebook e Youtube.

A realização da audiência atende um pedido do vereador Gabriel Zanon (Podemos). A reunião vai levantar esclarecimentos sobre a abertura de empresas na cidade, que estaria demorando até dois meses.

“A audiência pública será uma oportunidade única de sentar com todos os envolvidos no processo de liberação de empresas. Vamos debater os motivos para demora na abertura de negócios em Itajaí e apontar soluções e o que é necessário ser feito para acelerar esse processo”, comentou.



Também estará em discussão a lei federal de Liberdade Econômica, que regulamenta o livre exercício da atividade econômica e restringe o papel do estado sobre as empresas. Para Gabriel, o município descumpre a legislação, que prevê isenção de alvará para atividades de baixo risco, como escritórios e serviços de costureiras, agenciamento marítimo, chaveiros, cabeleireiros e manicure. Além de não respeitar a isenção, Gabriel aponta que o município burocratiza o sistema, pedindo vários documentos e o preenchimento de processos. “Vamos debater para entender porquê o município não respeita e quais seriam os entraves e ações que precisam para mudar”, completa.

De acordo com o vereador, apesar de Itajaí ser dona do segundo PIB do estado, a gestão pública tem atrapalhado a abertura de novos negócios, principalmente de pequenas e médias empresas. Diante das dificuldades, ele afirma que os empreendedores estão desistindo de abrir empresas em Itajaí e estão migrando pra Balneário Camboriú, Brusque e Ilhota.

Audiência concorrida


A audiência tem participação confirmada de 21 convidados, incluindo representantes das secretarias municipais da Fazenda, de Tecnologia e de Urbanismo, da vigilância Sanitária e da procuradoria-geral de Itajaí, entre outros profissionais que fazem parte do processo de liberação de empresa.

Estarão no debate líderes de entidades, entre Mário Cesar dos Santos, presidente da associação Empresarial de Itajaí (ACI), Jucélio João da Silva, presidente do sindicato dos Contabilistas de Itajaí, e Laerson Batista, presidente da câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).

A reunião ainda contará com a participação da chefia de análise de projetos contra incêndios do Corpo de Bombeiros de Itajaí, além e vereadores, contadores e auditores fiscais. Servidores da prefeitura de Pinhalzinho também vão contar de forma remota a experiência da cidade, considerada a mais desburocratizada para abertura de empresas, com tempo médio de três horas.

Nova regulamentação contribuiu pra agilidade

Itajaí também passou a adotar nova regulamentação pra atividades de alto, médio e baixo risco para obtenção do cadastro Fiscal de Contribuintes (CCM). Conforme a prefeitura, o cadastro é necessário pra aquisição do número de inscrição Municipal e do alvará, permitindo que esses documentos sejam emitidos eletronicamente pra empresas e profissionais autônomos.


A regulamentação considera a classificação das atividades conforme a lei da Liberdade Econômica e busca minimizar a burocracia na criação de empresas, segundo a prefeitura. A viabilidade de empresas da junta Comercial de Santa Catarina passou a ter liberação automática, com as informações enviadas de responsabilidade do solicitante.

Segundo dados do município, Itajaí fechou 2020 com saldo positivo na abertura de empresas e geração de empregos. Foram 8354 novas empresas e 3726 novos empregos. A maior parte das empresas (94,4%) se manteve ativa em 2021, quando o município seguiu atraindo novos negócios. No primeiro trimestre foram mais 1370 novas empresas registradas.

 

Processos digitais desde o começo do ano


O secretário de Desenvolvimento Econômico de Itajaí, Thiago Morastoni, afirma que não há mais demora nos processos de abertura de empresas após a implantação do sistema digital. “Hoje a abertura de empresas em Itajaí está muito mais célere. Houve, sim, um período de dificuldade em função de falta de pessoal e de o sistema não estar 100% implantado. Essas barreiras já não existem mais e temos recebido elogios”, relata.

Desde o início do ano, os pedidos pra abertura de empresas em Itajaí podem ser feitos totalmente online, com o sistema Aprova Digital, que também mudou os procedimentos pra pedidos de licenças ambientais, projetos de construções e alvarás. A ferramenta foi adotada pra dar mais agilidade e facilidade aos empreendedores, permitindo a emissão da inscrição municipal e alvará de forma eletrônica.

Segundo informa o secretário, uma empresa classificada como de baixo risco tem o alvará de funcionamento liberado em dois dias e meio, em média. Thiago ressalta que Itajaí é pioneira no estado na implantação desse sistema que desburocratiza a abertura de empresas, principalmente as micro e pequenas.

“Nosso sistema de abertura de empresas é o único de Santa Catarina no qual a viabilidade por Cnae [Classificação Nacional de Atividades Econômicas] por zoneamento acontece em tempo real, sem a necessidade de uma consulta de viabilidade para posterior abertura de empresa”, afirma.

Com a ferramenta, o contador tem a resposta online e pode verificar possível restrição da atividade para determinado zoneamento. “Além disso, estamos trabalhando na implantação de um novo sistema de geopreocessamento para cidade, o Geo Itajaí, que permitirá dar um apoio ainda maior para o empresário com informações especializadas, automação e integração de muitos serviços”, adianta o secretário.

 





Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






3.227.240.72

Últimas notícias

Brasileirão

Criciúma arranca empate com o Galo em Minas

Futebol

Internacional vence o Palmeiras e segue 100% no Brasileiro

jiu-jitsu

Lutadores de Piçarras conquistam medalhas

Copa do Brasil

Brusque pega o Galo; Criciúma enfrenta o Bahia

hora H

Hyndai apresenta Nexo, o carro movido a hidrogênio

HEY JUDE!

Balneário Camboriú tem nesta quinta espetáculo em homenagem aos Beatles

PORTO BELO

Vítima fatal de acidente de trânsito é corretora de imóveis

Jogão

Real Madrid elimina o City e pega o Bayern na semifinal

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Mustang celebra 60 anos de lançamento e fabricação ininterruptas

BRASIL

PF suspende novos passaportes após suspeita de ataque hacker



Colunistas

JotaCê

Univali nos States

Coluna Esplanada

Fila contida

Gente & Notícia

Dudinha em Londres

Ideal Mente

E quem cuida de quem cuida?

Direito na mão

Trabalho sem carteira assinada conta para aposentadoria?

Show de Bola

Empréstimos feitos

Via Streaming

Visões de uma guerra de interesses

Na Rede

Agroboy mais gato dos EUA, última casinha de BC e romance no ar: confira os destaques das redes do DIARINHO

Histórias que eu conto

Armação da infância I

Coluna do Ton

Parabéns Ale

Mundo Corporativo

Dicas para líderes desorientados e equipes perdidas

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Exitus na Política

Janelas fechadas

Jackie Rosa

Simplesmente Gisele

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO


O trecho do viaduto da duplicação da BR 470 com a BR 101 será inaugurado nesta quinta-feira pelo Ministro ...





Especiais

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 

Legado de amor

Dona Maricotinha, aos 95 anos, tem a vida pautada pela família, religião e dedicação ao próximo



Blogs

A bordo do esporte

Biografia de Robert Scheidt vem aí

Blog da Ale Francoise

Cuidado com os olhos

Blog do JC

Vereador Fábio Negão siscapa da cassação

Blog da Jackie

Catarinense na capa da Vogue

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”

Omar Tomalih

“Balneário Camboriú hoje é o município que está com o maior controle, com o menor número de notificações de casos de dengue”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação