Praia da atalaia
Saulo Lyra tem crise de hipotermia em campeonato
Bombeiros alertam para os cuidados com esportes aquáticos no inverno
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]



O frio intenso dos últimos dias, com temperaturas na casa dos 10ºC e fortes ventos, não poupou nem os esportistas mais experientes da região. O surfista Saulo Lyra, 58 anos, morador de Balneário Camboriú, sofreu um princípio de hipotermia ao participar do campeonato de surfe “Molhes in vibe”, na praia da Atalaia, em Itajaí, no último domingo. Saulo foi socorrido pela ambulância dos bombeiros e chegou a ficar hospitalizado.
Saulo é um dos mais experientes surfistas da região, com quatro décadas de prática esportiva. Além de surfar ondas grandes e atuar como treinador, ele tem sete títulos estaduais, três brasileiros e um mundial por equipes.
Continua depois da publicidade
Na manhã de domingo, ele participava do campeonato master, organizado pela Associação de Surfe de Itajaí (ASPI), quando começou a passar mal. “Na minha segunda bateria, eu senti um desequilíbrio muito grande, náuseas e comecei a vomitar na água mesmo”, conta.
Fazia um vento frio e a água estava muito gelada na praia do Atalaia. “Eu acredito que estava mais debilitado pela virose que eu peguei durante a semana. Cheguei no pronto socorro com 32,7 de temperatura corporal. Levou quase cinco horas para a minha temperatura voltar aos 36,8. Foi a primeira vez na vida que isso aconteceu”, narra.
Continua depois da publicidade
Saulo, que já pegou mares bem gelados pelo mundo, diz que o alerta é de cuidado quando a saúde não está legal. “Se você está com virose, resfriado, com algo que possa debilitar o seu organismo, tome mais cuidado. No inverno tem que reduzir os esforços. A prevenção é o melhor remédio”, aconselha depois do susto.
Mesmo classificado para a final do Molhes in Vibes, Saulo não pode disputar a final, pois ficou internado na UPA do bairro Cordeiros se recuperando do susto.
Bombeiros dão dicas
O corpo de Bombeiros de Santa Catarina, que socorreu Saulo, lembra que no inverno são indicadas as roupas de neoprene – que mantém a temperatura corporal. Os surfistas devem evitar permanecer por longos períodos na água. Trinta minutos é o recomendado.
“Caso sinta arrepios ou dormência nas mãos ou nos pés ou perceba que as extremidades estão azuladas, tem que sair da água rapidamente. É indicado se aquecer usando uma segunda pele, pode ser uma jaqueta corta-vento ou até cobertores”, explicam os bombeiros. Em caso de emergência, os bombeiros podem ser acionados através do telefone 190.