Matérias | Geral


Pré-aprovada

Marina Itajaí pode ser Bandeira Azul

Complexo náutico adotou medidas sustentáveis e pode ser o primeiro local da cidade a conquistar o selo internacional

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

Região já conta com oito locais certificados em Balneário, Bombinhas, Penha e Piçarras (FOTO: João Batista)

Itajaí pode receber na próxima temporada de verão o primeiro local certificado pelo programa Bandeira Azul, que reconhece ações de sustentabilidade ambiental. A Marina Itajaí está entre os 28 locais pré-aprovados pelo júri nacional do programa e agora espera a avaliação da comissão internacional. O resultado final será divulgado em outubro.


Para a temporada 2021/2022, o programa recebeu 28 candidaturas, quatro a mais que a última temporada, com 22 praias e seis marinas. A região da Amfri, que já soma a maior parte de praias do país com a certificação ambiental poderá ampliar a participação com a escolha de novos locais. Além da Marina Itajaí, foram classificadas as praias da Bacia da Vovó e da Saudade, em Penha.

Continua depois da publicidade



Os demais locais na região buscam a renovação da certificação. São três praias em Bombinhas (Quatro Ilhas, Mariscal e Conceição), duas em Balneário Camboriú (Estaleiro e Estaleirinho), uma em Balneário Piçarras  e uma em Penha (Praia Grande). Em Balneário Camboriú, a cidade conta ainda com a certificação da marina Tedesco.

Pra se candidatar à certificação, os locais precisam se habilitar na fase piloto cumprindo requisitos de gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, turismo sustentável e responsabilidade social.

Entre as ações apresentadas pela marina Itajaí que levaram o empreendimento à classificação estão mutirões de limpeza no rio Itajaí-açu, instalação de estações para abastecimento de carros elétricos, sistema de energia solar e projetos de coleta de água de chuva e de monitoramento da qualidade da água.

O evento “Juntos Pelo Rio”, organizado pela prefeitura, porto e Semasa, teve o apoio da marina e reuniu 1200 voluntários. O grupo recolheu quase nove toneladas de resíduos do Itajaí-açu. Em outra ação, grupo de voluntários fez a limpeza na água e nas margens do rio e da baía do Saco da Fazenda.

Continua depois da publicidade



“A preocupação com a sustentabilidade sempre foi uma constante na Marina Itajaí. Nossas ações de preservação do meio ambiente sempre fizeram parte do dia a dia, por isso estamos otimistas que seremos certificados”, comentou o diretor da marina,  Carlos Gayoso de Oliveira.

Recentemente, a marina inaugurou novas estações de abastecimento para carros elétricos e híbridos. O serviço é disponibilizado gratuitamente aos visitantes do local. O programa de energia solar conta com conjunto de 240 módulos fotovoltaicos numa área de 700 metros quadrados, reduzindo os custos com energia elétrica e provocando menos impacto ao meio ambiente.

A marina também a única do sul do país que oferece o óleo Diesel Verana, combustível desenvolvido para embarcações que tem o menor nível de emissão de poluentes do segmento marítimo.

A Bandeira Azul é um reconhecimento internacional criado pela fundação para Educação Ambiental, representada no Brasil pelo instituto Ambientes em Rede. A certificação dos locais é definida por representantes de órgãos públicos, entidades e associações ambientais, premiando praias, marinas e embarcações de turismo que adotam ações de sustentabilidade.

Certificação pra Cabeçudas

O município de Itajaí também está se preparando colocar suas praias no mapa da certificação da Bandeira Azul. De acordo com o presidente do instituto Itajaí Sustentável, Vilson Sandrini Filho, a preparação envolve inicialmente a praia de Cabeçudas, com o projeto sendo ampliado posteriormente pra outras praias da cidade.

Já foram iniciadas adaptações da Praia de Cabeçudas para a obtenção da bandeira azul, e estamos nos habilitando para participação do projeto piloto com o requerimento já formulado e firmado pelo prefeito.

Ele destacou que melhorias e adaptações na orla de Cabeçudas, como a implantação da ciclofaixa e adequações no passeio, já foram iniciadas e integram o processo pra obtenção do certificado. A praia precisa primeiro se habilitar na fase piloto do programa, que monitora as ações ambientais adotadas, pra depois lançar a candidatura.

“Estamos nos habilitando para participação do projeto piloto com o requerimento já formulado e firmado pelo prefeito Volnei”, informa. Atualmente, duas novas praias estão em fase piloto na região: a praia do Pontal, em Navegantes, a das Cordas, em Governador Celso Ramos.

Em Itajaí, Sandrini adianta que o projeto é proteger toda a orla. “Nossa proposta é criar um cinturão de preservação da Praia Brava até a Atalaia e esses projetos envolvem o programa Bandeira Azul”, informa. Desde 2018 Itajaí faz parte do compromisso Mares Limpos, da ONU, sendo a primeira cidade brasileira a assinar o documento que prevê ações contra o lixo no mar.

BandeiraAzulMeioAmbienteMarinaItajaíSantaCatarina


Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×





34.239.179.228

TV DIARINHO


O que dizem especialistas, gestores e agentes políticos sobre a cidade que está sendo planejada para ...



Podcast

Minuto DIARINHO 18/06/2021

Publicado 18/06/2021 20:40



Especiais

Mundo da pesca

Oceanógrafo criou raízes, mesmo que aquáticas

Urbanismo

Desafio da praia Brava é crescer mantendo as características de paraíso

Economia

Atividade pesqueira requer atenção especial

Bom momento

Construção civil ganha destaque na economia

Itajaí do rio e do mar

Empresas dos setores náutico e naval reforçam economia



Blogs

Blog do JC

Dia do Orgulho Autista

A bordo do esporte

Jorge Zarif finaliza preparação olímpica na Espanha

Blog Clique Diário

Navios na city

Blog Doutor Multas

Multa do bafômetro: valor em 2021 e como recorrer

Blog da Jackie

Fondue

Blog da Ale Francoise

Que tal um kombucha que hoje!?

Blog do Ton

Habbitat

Bastidores

Um olhar sobre o teatro de escola



Entrevistão

Vinicius Lummertz

"A grande aliança é para a retomada com saúde. São Paulo fará vacinas para o Brasil e América Latina ”

Élcio Kuhnen

“O maior ensinamento que a covid vai deixar: a ciência está muito à frente da sua opinião”

Heli Schlickmann

" Nas cidades arborizadas as pessoas são mais felizes”

Liba Fronza

"O Navegay traz uma multidão de pessoas, não gera receita financeira e causa uma demanda social muito grande”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯