FENAJITSU
Fip virou point nacional do jiu-jitsu
Evento aconteceu neste fim de semana em Brusque
Franciele Marcon [fran@diarinho.com.br]
A FIP, de Brusque, sediou neste final de semana a primeira edição do Fenajitsu, a feira nacional do jiu-jitsu. Mais de 1200 atletas de todo o mundo estiveram reunidos para competições em solo catarinense.
A ideia de sediar o evento nacional, conta o fundador da FIP, Newton Patrício Crespi, o Cisso, foi durante um churrasco. “As melhores ideias surgem assim. Perguntei o que eu precisava para trazer este evento para Brusque e falei com a pessoa certa”, narra.
O empresário já confirmou que Brusque receberá as próximas edições da Fenajitsu. A expectativa é que outros eventos de maior porte, também ligados ao esporte, possam acontecer na cidade catarinense. Para Cisso, esse nicho movimentará a economia e a prática esportiva em toda a região.
Na primeira edição da competição, uma estrutura de primeira foi montada no estacionamento superior da FIP. O espaço, que diariamente recebecentenas de lojistas e compradores, deu lugar a uma arena para grandes atletas de jiu-jitsu.
Isaque Bahiense, campeão mundial e faixa preta da modalidade, e o campeão mundial IBJJF, Felipe Pena, estiveram no evento. Eles fizeram seminários aos atletas participantes.
Quem também esteve prestigiando o evento foi o deputado federal Gilson Marques (Novo). Ele elogiou a estrutura, a organização e destacou a coragem de Cisso em trazer para a região um evento deste porte.
A organização explica que tomou todos os cuidados de prevenção sanitária em relação à covid-19. Não houve a presença de público externo e houve respeito das medidas sanitárias pelos atletas e organizadores.