O ex-governador e ex-senador de Santa Catarina pelo MDB, Casildo Maldaner, faleceu na noite de segunda-feira. Ele tratava um câncer. Cacildo foi hospitalizado no domingo.
Continua depois da publicidade
A informação sobre a morte foi anunciada pelo MDB catarinense. Casildo havia se tratado de um câncer no sistema nervoso central em 2018, mas há cerca de três semanas soube que a doença ...
A informação sobre a morte foi anunciada pelo MDB catarinense. Casildo havia se tratado de um câncer no sistema nervoso central em 2018, mas há cerca de três semanas soube que a doença havia voltado.
Continua depois da publicidade
O velório foi na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), das 10h às 13h. O ex-governador foi cremado no Jardim da Paz.
O governador Carlos Moisés decretou luto de três dias no estado. “Casildo Maldaner teve uma trajetória pública dedicada aos catarinenses e conquistou a admiração e o respeito de todos nós. Que Deus esteja com todos os familiares e amigos neste momento”, disse o governador.
Continua depois da publicidade
Trajetória
Natural de Carazinho, no Rio Grande do Sul, Casildo nasceu em 2 de abril de 1942. Aos dois anos se mudou com a família para Chapecó, no oeste catarinense. O ex-governador começou sua carreira política em 1962. Além de governador e senador, foi deputado federal, estadual e vereador. Casildo era irmão do atual presidente estadual do MDB, o deputado federal Celso Maldaner.
Casildo foi vice-governador de Santa Catarina, eleito em 1986 na chapa encabeçada por Pedro Ivo Campos (PMDB). Com a morte de Pedro Ivo, em janeiro de 1990, assumiu a chefia do poder executivo estadual, exercendo o mandato até março de 1991.
Em 1994, foi eleito senador da República e exerceu o mandato de 1995 a 2003. Em 2006, foi eleito primeiro suplente de senador. Foi diretor do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul até janeiro de 2011. Na sequência, Maldaner assumiu novamente uma cadeira no Senado.