Matérias | Especial


Rituais para iniciar 2021 com o pé direito

Simpatias, simbologia dos números e das cores

Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]



Pular sete ondinhas, comer 12 bagos de uva e se vestir com a cor que representa o que a pessoa mais deseja. Ritual para passagem de ano é o que não falta. Cada um deles tem um significado diferente, mas todos têm um objetivo em comum: que o próximo ciclo seja melhor do que o que passou. E vamos combinar que depois de um ano difícil, com direito a uma pandemia global de covid-19, não tem quem não esteja ansioso por um ano beeemmmmm melhor.

O que será que podemos esperar para o próximo ano? “Amor, fertilidade, harmonia e fartura”, responde Marne Franco Rosa, o conhecido Mestre Marne, pai de Terreiro do Reino de Juna Bomy, que existe há 25 anos em Balneário Camboriú.

O pai de santo explica que o orixá que vai reger 2021 é ninguém menos que a rainha dos mares: a Iemanjá. “Vai ser um ano muito bom de dinheiro. Outra coisa importante no ano de Iemanjá é a fertilidade, ano excelente para as mulheres que querem engravidar”, detalha.



Marne é presidente do Conselho Litúrgico do Superior Órgão Internacional de Umbanda e Cultos Afros (SOI/BR) e explica que no final de todos os anos os seguidores da Umbanda fazem um ritual para agradecer o orixá que conduziu o ano que passou e para reverenciar o orixá que vai reger o próximo período.

O ritual “entrega do ano” prevê, entre outras coisas, que a pessoa acenda uma vela da cor preferida do orixá alguns minutos antes da virada do ano. “Assim começa o ano agradando ao orixá”, ensina.

Ao longo da história as festas para encerramento e início de um novo ciclo foram se alterando. No Brasil, um dos países que mais recebeu e escravizou africanos, os costumes se fundem entre o catolicismo e as religiões de matriz africana. A maioria absoluta dos rituais que conhecemos e praticamos no réveillon tem origem na umbanda e no candomblé.


Um dos mais famosos e realizados por brasileiros durante a virada do ano é pular sete ondas enquanto faz sete pedidos logo depois da meia-noite. Apesar de ser realizada por pessoas de todas as religiões, essa tradição reverencia Iemanjá, a rainha do mar, através da umbanda e do candomblé.

Há também o costume de comer 12 bagos de uva e guardar as sementes na carteira durante todo o ano. As uvas simbolizam os 12 meses do ano e a crença é de que o ritual traga sorte e muita prosperidade.

Virada com azul claro

Os supersticiosos também garantem que a cor da roupa que a pessoa usa na virada do ano interfere e muito. Como o ano será regido por Iemanjá, a indicação é usar a cor preferida da orixá, que é azul claro. “Não precisa ser da umbanda, é só crer e fazer, nem que seja por brincadeira. Basta usar alguma peça, uma fitinha que seja da cor azul clara. Os orixás só querem seu agrado”, defende Pai Marne.

A astróloga e numeróloga Ana Rodriguez explica que cada cor tem um significado diferente e todas emanam algum tipo de energia. “Mas acredito que muito mais que uma cor na virada do ano, o que fará a diferença é o que emanamos tanto na virada, quanto no decorrer de 2021”, ensina.


Avesso a qualquer ritual ou superstição, o servidor público Cristiano Gonçalves, 44, diz que não se prende a nenhuma tradição. Ainda assim, festeja a passagem de ano.

“Eu não acredito nessas coisas, não faço nenhum tipo de ritual. Mas penso que a data tem importância porque é uma chance de repensarmos as atitudes, corrigir nossos erros e procurarmos sermos pessoas melhores,” afirma.

 

O que esperar pra 2021?


Se a sua expectativa para o próximo ano é encontrar um amor arrebatador, ter um filho e ganhar dinheiro, vai gostar de saber que essa é a previsão para 2021. Isso porque o ano será regido por Iemanjá Sobá - conhecida por trazer amor com justiça. “Iemanjá é a orixá maior e dela descem sete personalidades, a Sobá é a personalidade que vai reger 2021”, explica o pai de santo Marne Franco Rosa.

De acordo com a previsão do mestre Marne, a energia do romantismo estará no ar e 2021 será um ano perfeito para que os solteiros encontrem seus pares. “Num ano de Iemanjá não adianta tentar enganar o parceiro(a), porque só vai prevalecer o amor verdadeiro. Quem tentar fazer isso vai se dar muito mal, por isso a gente recomenda muito cuidado”.

Os relacionamentos em geral serão mais harmoniosos e o número de casamentos deverá aumentar consideravelmente. “Mulheres que têm enfrentado dificuldades para engravidar terão neste ano a grande oportunidade de gerar filhos, algumas mulheres com até 52 anos de idade poderão engravidar”, prevê.

Segundo Mestre Marne, 2021 será um ano de estabilidade emocional e financeira. A ciência deve ser surpreendida por mistérios que serão descobertos no fundo do mar e a previsão é de possibilidade de novos tsunamis e acidentes terrestres de grandes proporções. As doenças que mais poderão afetar a população serão artrite, artrose, osteoporose, doenças de pulmão, varizes, trombose e problemas na próstata para os homens.

Moda e tratamentos estéticos estarão em alta, assim como o mercado imobiliário. “Este também será um ano excelente para pessoas que trabalham em rádio e televisão porque iemanjá é artista”, explica.

Apesar de todas as previsões, Mestre Marne diz que sempre podemos agir para ter resultados melhores. “A cultura africana nos ensina que não nascemos destinados a nada, mas sim pré-destinados, a diferença é que você tem condições de mudar para melhor ou para pior”, afirma.


 

Significado das cores para usar na noite de réveillon

Branco: a cor da paz, traz a energia de totalidade e unidade. Mostra pureza e que somos todos um vibrando na mais alta frequência. Um cristal para usar junto: Selenita.

Laranja: a cor da alegria, traz extroversão e simpatia. Mostra criatividade e ousadia, o que faz muito sentido com um ano 5 na numerologia. Um cristal para usar junto: Cornalina.

• Verde: a cor da esperança e saúde traz mais harmonia e está ligada, junto ao rosa, ao chakra cardíaco. Esse que será tão ativado em um ano do amor. Um cristal para usar junto: Quartzo verde.

Azul: a cor da espiritualidade traz consciência, conhecimento, solidariedade e serenidade. Para atravessarmos o ano com mais tranquilidade. Um cristal para usar junto: Sodalita.

Rosa: a cor do amor, traz a energia de Vênus, regente do ano. Mostra beleza, amor incondicional, ternura e sensibilidade. Para atrair realmente a energia do ano. Um cristal para usar junto: Quartzo rosa.

Amarelo: a cor do poder, traz inteligência, sabedoria, senso de identidade. Denota riqueza, sucesso e confiança. Um cristal para usar junto: Pirita.

 

Descubra qual a sua cor para 2021

Você pode calcular a sua cor pessoal para 2021. Sabendo que o ano será o número 5 e a cor azul, o perfil Ho’oponoponoBR, no Instagram, ensina a descobrir a cor que deve vibrar pra você no próximo ano.

A numerologia das cores é calculada pela soma do dia e do mês do nascimento, mais o número 5 – que correspondente a 2021. Se você nasceu no dia 16 de dezembro, por exemplo, deve somar: 16+12+5.

A soma é 33. Como na astrologia os números compostos precisam ser reduzidos a uma unidade, você deve continuar somando até chegar a um único número. Ou sejam: 3+3, que dá o número do ano pessoal 6.

Ano pessoal 1: vermelho. Traz energia e tira os seus projetos do papel.

Ano pessoal 2:  laranja. Cor vibrante, alegre e que motiva os encontros sociais.

Ano pessoal 3: amarelo. Cheia de acontecimentos inesperados e que devem ser trabalhados com criatividade.

Ano pessoal 4: verde. Ano repleto de desafio e que precisaram de persistência e determinação.

Ano pessoal 5: azul turquesa. Período de surpresas e pra realizar os seus sonhos.

Ano pessoal 6: azul anil. Será um ano tranquilo e inspirador.

Ano pessoal 7: violeta. Este será um ano de transformação.

Ano pessoal 8: rosa. Ano otimista e para realizar projetos.

Ano pessoal 9: branco. Será um período tranquilo e focado nos projetos pessoais.

 

 

 

Simpatias pra um excelente 2021

De acordo com a numerologia, o próximo ano será regido pelo número 5.  “Isso traz uma energia de muita criatividade e liberdade. Além disso, o número está ligado ao feminino e à fertilidade e fala de conhecimento e expansão da consciência”, explica a astróloga Ana Rodriguez.

A astrologia também prevê um salto para a ciência e tecnologia. Ainda assim, as pessoas estarão mais atentas umas às outras. “Temos um ano com uma energia de Aquário muito forte, com Júpiter e Saturno no signo, nos guiando a uma nova consciência. Aquário fala de futuro, de abandonar o antigo e partir para uma nova realidade, realmente deixando para trás tudo que não agrega”, explica.

Pra astrologia o ano novo se inicia, de fato, no dia 21 de março com a entrada do Sol em Áries e segue até o mesmo dia de 2022. Este período será regido por Vênus, o planeta do amor. “Não espere que seja só amorzinho desse dia em diante, mas que com certeza teremos uma energia mais focada nesse sentimento, teremos. Principalmente no amor próprio”, diz Ana. Assim como prevê a umbanda, a astrologia diz que o feminino ganha força em 2021.

Ainda com toda a previsão otimista, se você é daqueles que prefere garantir o bom presságio, a astróloga dá algumas dicas de rituais. “Antes de qualquer coisa, é preciso manter seus pensamentos alinhados e positivos”, recomenda.

Para ajudar a canalizar a energia positiva você pode fazer um escalda pés com ervas e óleos essenciais de sua preferência, misturados em água quente e sal grosso. “Coloque seus pés dentro e analise seu ano por breves minutos, reflita sobre o que você quer deixar nesse ano, coisas que não quer levar adiante. Se conecte com o aroma, com a temperatura, imagine tudo saindo de você e ficando nessa água”, orienta. Depois jogue essa água na terra ou no chuveiro. Quando for tomar banho continue visualizando a água do chuveiro purificando seu corpo e sua mente.

A segunda parte do ritual é escolher um amuleto. “Pode ser um cristal, concha, algo sentimental, uma foto, o que você sentir”, explica Ana. O amuleto precisa ser colocado em algum lugar calmo, de sua preferência, em casa. Com o amuleto em mãos, peça ao universo as bênçãos que você deseja alcançar repetindo a frase: “que nesse novo ano que chega eu alcance tudo aquilo que faz meu coração vibrar”.

Outra dica da astróloga é escrever uma carta para você mesmo, para abrir em 31 de dezembro de 2021. “Quando abrir no próximo ano pode perceber que muitas coisas se realizaram e outras que nem condizem mais com quem você é”, afirma.

Outra dica é passar a virada com um cristal quartzo rosa, pois ele ancora a energia de Vênus e do amor.

Outra opção de ritual é o banho de ervas com alecrim, lavanda, louro, arruda, alfazema, sálvia ou canela e sal grosso. Depois de preparar a mistura, deixe a água parada por um tempo, coe o líquido e derrame no seu corpo, visualizando tudo de ruim saindo de você.




Comentários:

Somente usuários cadastrados podem postar comentários.

Para fazer seu cadastro, clique aqui.

Se você já é cadastrado, faça login para comentar.


Envie seu recado

Através deste formuário, você pode entrar em contato com a redação do DIARINHO.

×






18.118.184.237

Últimas notícias

ITAJAÍ

Codetran e a GM vão usar patinetes em rondas

Degola

Comando do PL de Itajaí é derrubado; Rubens é quem manda no partido agora

“made in France”

Novo Peugeot elétrico é revelado na Europa

BALNEÁRIO CAMBORIÚ

Atlântico Shopping terá oficinas de recreação para crianças

BR 101

Dois caminhões de contêineres tombam em menos de uma hora

JOGOS

O bingo no cassino: um clássico reinventado

Fim de uma era

Marta confirma que vai se aposentar da seleção

Série B

Chapecoense visita o Guarani em busca da segunda vitória na Série B

Futebol

Barra abre venda de ingressos para estreia na Série D

Brasileiro

Avaí recebe o Santos na Ressacada



Colunistas

JotaCê

O preferido

Coluna Esplanada

Celebração de Sarney

Gente & Notícia

Clique em Milão

Ideal Mente

Time’s Up

Via Streaming

Segunda chamada

Direito na mão

Vantagens da aposentadoria para Pessoas com Deficiência (PCD)

Show de Bola

Começo promissor

Na Rede

Bloqueio no Morro dos Cavalos e radares na Serra foram as matérias preferidas nas redes sociais  

Mundo Corporativo

Comportamentos destrutivos dentro das organizações

Histórias que eu conto

Reminiscências de um passado escolar

Jackie Rosa

Vida em Canto Grande

Coluna do Ton

Parabéns Ale

Foto do Dia

Pintura ensolarada

Coluna Exitus na Política

Janelas fechadas

Coluna Fato&Comentário

Coleção bicentenário: a construção da Matriz

Coluna Existir e Resistir

Bloquinho do Sebastião Lucas resgatando e revivendo os saudosos carnavais

Empreender

Balneário Camboriú atrai cada vez mais clientes do eixo sudeste

Artigos

Aniversário da praça dos Correios



TV DIARINHO


A BR 101 em Itajaí registrou dois acidentes em menos de uma hora. Dois caminhões tombaram na noite de ...



Podcast

Dois caminhões tomam em menos de uma hora

Publicado 25/04/2024 19:18



Especiais

NA ESTRADA

Melhor hotel do mundo fica em Gramado e vai abrir, também, em Balneário Camboriú

NA ESTRADA COM O DIARINHO

6 lugares imperdíveis para comprinhas, comida boa e diversão em Miami

Elcio Kuhnen

"Camboriú vive uma nova realidade"

140 anos

Cinco curiosidades sobre Camboriú

CAMBORIÚ

R$ 300 milhões vão garantir a criação de sistema de esgoto inédito 



Blogs

A bordo do esporte

Fórmula E e FIA revelam novo carro GEN3 EVO

Blog da Ale Francoise

Sintomas de Dengue hemorrágica

Blog da Jackie

Cafezinho na Brava

Blog do JC

David é o novo secretário de Educação de BC

Blog do Ton

Amitti Móveis inaugura loja em Balneário Camboriú

Gente & Notícia

Warung reabre famoso pistão, destruído por incêndio, com Vintage Culture em março

Blog Doutor Multas

Como parcelar o IPVA de forma rápida e segura

Blog Clique Diário

Pirâmides Sagradas - Grão Pará SC I

Bastidores

Grupo Risco circula repertório pelo interior do Estado



Entrevistão

Juliana Pavan

"Ter o sobrenome Pavan traz uma responsabilidade muito grande”

Entrevistão Ana Paula Lima

"O presidente Lula vem quando atracar o primeiro navio no porto”

Carlos Chiodini

"Independentemente de governo, de ideologia política, nós temos que colocar o porto para funcionar”

Osmar Teixeira

"A gestão está paralisada. O cenário de Itajaí é grave. Desde a paralisação do Porto até a folha sulfite que falta na unidade de ensino”



Hoje nas bancas


Folheie o jornal aqui ❯








MAILING LIST

Cadastre-se aqui para receber notícias do DIARINHO por e-mail

Jornal Diarinho© 2024 - Todos os direitos reservados.
Mantido por Hoje.App Marketing e Inovação