Luzes e brilho em noites especiais
A decoração das casas de duas famílias viraram atração em Itajaí e Balneário Camboriú
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]





Na casa da família Fischer, o Natal é sempre especial. E em 2020, mesmo com as incertezas trazidas pela pandemia de covid-19, não foi diferente. Luzes e brilhos são o segredo para alegrar a época mais esperada do ano.
Há 30 anos, o casal Marilete e Amarildo Fischer começou a decorar a casa na rua José Lana, no bairro Brilhante I, em Itajaí, para as festas de fim de ano. De início, a decoração era simples. Com o passar dos anos, porém, as luzes foram tomando a fachada e ocupando cada vez mais espaço.
Continua depois da publicidade
Amarildo conta que quando a decoração começou a chamar a atenção, foram surgindo pedidos da vizinhança para conhecer. “Teve um pessoal que começou a parar e pedir para visitar,” relata Amarildo. Hoje, além de ser a casa da família, o espaço virou uma atração turística. E não é pra menos. A sensação ao cruzar o portão é de entrar no mundo encantado do Natal.
Nesses nove anos que passaram, visitantes de toda a região e até de outros estados já passaram pelo endereço. “Muita gente perguntou se eu ia fazer o Natal esse ano, mas eu dizia que deixaria na mão de Deus. Graças a Deus, ele me deu essa força e hoje tá essa grandiosidade aí,” conta Amarildo, emocionado.
Continua depois da publicidade
O local está aberto ao público, diariamente, a partir das 19h, tomando os cuidados sanitários necessários. É preciso o uso de máscara, tem álcool em gel disponível e não são permitidas as aglomerações. O espaço também conta com lanchonete para as famílias. Tudo isso para receber pessoas como Lícia, artesã apaixonada pelo Natal. “Adoramos luzes e todas essas coisas e resolvemos fazer o passeio. Isso aqui é realmente incrível, é muito amor envolvido. Dá pra ver que tudo foi feito com carinho,” elogia a visitante.
A paixão pelo Natal é tão grande que reflete no resultado. A decoração já conta com 220 mil lâmpadas, 40 mil a mais do que no ano passado. Para 2021, a meta é ultrapassar as 300 mil lâmpadas. Toda essa estrutura, entre luzes, enfeites e pinheirinhos leva quase o ano inteiro para ser preparada. Desde fevereiro o casal passa os dias transformando seu lar na casa do papai Noel. “Natal pra nós é uma alegria imensa. Tanto pra nós quanto pras crianças que vêm visitar. É tão maravilhoso que a gente não sabe nem explicar a emoção que dá,” diz.
Tradição também em Balneário Camboriú
Uma casa bem no centro de Balneário Camboriú, na rua 1546, encanta por trazer a magia do Natal até nos pequenos detalhes. Descendente de alemães, dona Clausia Weirich, 70 anos, faz questão de manter a tradição e decorar a casa inteira. A data remete às memórias de sua infância, quando os enfeites eram feitos manualmente e o pinheirinho era uma árvore natural. Capricho e dedicação nunca faltaram.
O tradicional presépio foi ganhando espaço no quintal da casa da família, e agora forma uma composição detalhada. Paranaense, mas moradora de Balneário Camboriú há mais de 15 anos, dona Clausia conta que trouxe o costume de decorar a casa quando veio morar no litoral. “Quando eu vim pra essa casa comecei a fazer a decoração todo ano. Eu vou continuar fazendo até eu não estar mais aqui,” planeja.
A senhora explica que monta toda a estrutura em um único dia. Com dois ajudantes, um eletricista e um encarregado de carregar as caixas de enfeites, as mais de 3000 luzes e os cerca de 100 bom-velhinhos vão ocupando seus espaços. Ela planeja tudo sozinha, e reforça que o importante é ter claro o começo e o fim do presépio, e depois estudar onde cada parte vai ficar. Mas se por um lado a execução é feita só por dona Clausia, a motivação para decorar a casa todo ano vem de mais um membro da família. “Quem me incentivou muito foi a minha filha. Já estou com 70 anos, e até sugeri parar, mas não, agora tem a neta, agora tem que fazer pra continuar a tradição,” completa.
Continua depois da publicidade