Estapar não toca mais o estacionamento rotativo de Itajaí
Parquímetros foram desativados ontem; prefeitura prepara nova licitação com melhorias no serviço
Redação DIARINHO [editores@diarinho.com.br]

A cobrança do estacionamento da zona azul em Itajaí foi encerrada ontem pela prefeitura. O contrato de concessão com a empresa Estapar terminou na terça-feira e não será mais prorrogado. Segundo o município, um novo processo de licitação, que prevê melhorias e novas facilidades no rotativo, será lançado nas próximas semanas.
O uso das vagas está liberado sem cobrança até que haja a definição sobre o futuro do serviço. Os parquímetros já foram desativados ontem pela empresa, que ainda deve fixar avisos nos equipamentos sobre o encerramento das operações, constando no material informações de contato para os clientes. A Estapar vai manter o escritório de atendimento ao cidadão, na rua João Bauer, 440, no centro de Itajaí.
Continua depois da publicidade
Conforme a empresa, quem possui créditos no cartão recarregável deve se dirigir ao escritório até o dia 30 de dezembro para que seja feita a devolução de valores remanescentes no cartão. Após esta data, será preciso consultar o site da empresa em www.estapar.com.br/itajai para obter orientações de como o procedimento de devolução será feito.
Já quem usa o aplicativo Vaga Inteligente ou o portal do Cliente e deseja o reembolso do saldo remanescente deverá acessar o site da empresa a partir do dia 21 de dezembro e consultar as orientações específicas. Os usuários do aplicativo ainda poderão continuar utilizando o saldo em outros serviços da empresa, como reserva de vagas em aeroportos, estacionamento de shoppings e zona azul de outras cidades.
Continua depois da publicidade
Na região, a Estapar administra os estacionamentos da rodoviária de Itajaí e de Balneário Camboriú, além das vagas dos shoppings Itajaí e Balneário e dos campi da Univali, entre outros empreendimentos e garagens.
O contrato de 10 anos de concessão do estacionamento rotativo em Itajaí venceu em maio, mas foi prorrogado diversas vezes ao longo do ano pra compensar a suspensão da cobrança durante a greve do transporte coletivo em 2017 e a interrupção do serviço no começo da pandemia. A última prorrogação venceu nessa terça-feira, com o contrato sendo encerrado de vez.
Nova concessão
Conforme a prefeitura, a nova concessão está dentro dos projetos de melhorias na mobilidade urbana em andamento em Itajaí, como a abertura de novas ruas, criação de binários e construção de novas pontes e acessos para os bairros. O município informa que já iniciou o novo processo licitatório para a concessão da zona azul.
A promessa é de um modelo inovador, que prevê melhorias no sistema e a implantação de novas tecnologias alinhadas com os projetos de mobilidade urbana e o novo modelo de transporte público, cuja licitação ainda aguarda ser lançada. O edital do rotativo foi encaminhado pela prefeitura e está sob a análise do tribunal de Contas do Estado (TCE).
O município defende um “remodelamento” do sistema diante do aumento da frota de carros na cidade. Atualmente são mais de 150 mil veículos registrados, numa cidade com a população de 200 mil habitantes. As operações da Estapar foram encerradas com cerca de 2400 vagas na zona azul. O novo projeto deve contemplar a ampliação das vagas e implantação do serviço em corredores comerciais nos bairros, como a rua Estefano José Vanolli.
Continua depois da publicidade