Os vizinhos da praça da Figueira, na rua Oto Stein, no bairro da Barra, em Balneário Camboriú, voltaram a relatar a situação de risco devido à falta de poda dos galhos da figueira "centenária" que fica ao lado da via.
Continua depois da publicidade
Na sexta-feira passada, parte dos galhos veio abaixo, arrebentou os fios da rede elétrica e caiu sobre o portão da casa que fica no outro lado da rua. Não foi a primeira vez que a vizinha sofreu ...
Na sexta-feira passada, parte dos galhos veio abaixo, arrebentou os fios da rede elétrica e caiu sobre o portão da casa que fica no outro lado da rua. Não foi a primeira vez que a vizinha sofreu com o problema. Em 2018, os galhos caíram em cima do carro e quebraram o muro.
Continua depois da publicidade
Na época, a vizinha já pedia a poda das árvores – há duas grandes figueiras na praça – e uma avaliação da saúde das plantas. Ela relata que os galhos se quebram e caem com frequência, colocando em risco as crianças e famílias que usam a praça ou que passam pela rua. Nos dias de vento e chuva, o risco de queda é maior.
A secretaria de Obras informou que na semana passada foi feito um serviço de poda, sendo prevista pra esta semana a retirada de outros galhos que quebraram. Conforme o secretário Osmar Nunes Filho, o Mazoca, no ano passado já foi feita uma vistoria sobre as condições de saúde da figueira. “Segundo o laudo, a árvore está em perfeita condições”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Mazoca conta que o estudo citou que a planta é mais antiga do que a famosa figueira da praça 15, em Florianópolis, que tem quase 150 anos. “Vou conversar com a equipe da poda para fazer um trabalho amplo e ver as condições gerais de segurança”, prometeu.